quarta-feira, 10 de março de 2021

ZÉ BUCHINHO - POR VALMIRO COLIBRI

 

Hoje (07/03/2021) às 9 hrs em ponto, entrei no Bar do Zé Buchinho, pra saber das últimas novidades e tomar uma quente. Empurrei a porta na qual estava um cartaz com o aviso de OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS e fiquei surpreso ao encontrar o ambiente lotado àquela hora. Aí foi que fiquei sabendo da criatividade que o Zé usou: Como o decreto municipal proibe q os bares e similares permaneçam abertos SÓ ATÉ AS 18 hrs; ele simplesmente qdo deu o referido horário, fechou as portas com todos os "clientes" já lá dentro. Ninguém deu UM PIU! rsrs. Pra isso, ele usou como atrativo essa INCRÍVEL DUPLA de músicos ai do vídeo; depois de ter anunciado - na surdina -  (de boca em boca) pelos 4 cantos da cidade, durante a semana. Não deu outra. Casa cheia e ele vendeu mais de 200 litros da MARDITA. Não foi à toa q ele me recebeu com aquele sorriso de jacaré! Enquanto atendia, eu dei uma olhada no ambiente e vi q tinha gente DE PESO do MUNDO DA BOEMIA BACABALENSE. Vi Lima Trovão; 'cabo' Wilson; Café; Cantareira Filho; Zé Marimbondo; Walber do Roxo, só pra citar alguns! Todos, homens q bebem em media de 3 a 5 litros da "amargosa" por noite e de "invejável" curriculos na malandragem.

Zé bateu no meu ombro - e aí, vai começar com qual?! Não sei...o q tu acha? Essa aqui tá "arrebentado" nesse tempo agora..pegou um litro, sacudiu e falou: mastruz, angico, jucá, pimenta do reino, alho e cravim.. Piscou o olho e disse - tchau corona! Só ontem vendi + de 80 litros dela. Trouxe um copo e eu coloquei uma 'lapada' pelo meio. De imediato, fui cercado. O mesmo ritual de sempre: Tapinhas nas costas; elogios; acho q lhe conheço...

Peguei o copo e mirei bem, vendo meu rosto naquele liquido cheio de bolinhas. Abaixei a mascara, prendi a respiraçao e emborquei. É incrivel! Na mesma hora o badalar se sinos nos ouvidos, seguido de sinetas suaves da minha antiga escola no primario e por ultimo vozes pausadas; longe, enquanto as tripas se contorciam com aquela brasa as percorrendo em toda sua extensao e por ultimo a falta de ar, com tudo girando, até normalizar. Tudo isso durou em media 30 segundos. Vi, mãos àvidas pegando o litro e colocando em seus copos descartaveis. A discursao ( digo conversa) estava intensa. Palavroes e impropérios contra o Prefeito; o Governador e o Presidente, pela situação do momento. Onde ja se viu isso? Olha q votei nesse merda!... Todo mundo tinha uma opiniao. Todos falavam e gesticulavam. Até que um grito - DÁ PROXIMA VEZ VAMOS COLOCAR O ZÉ NA PREFEITURA! Aplausos e assovios. E ele vermelho como um tomate: ah, comigo o negocio seria ' diferente'...apausos!

Depois veio comigo e puxou papo. Perguntei se ele não ficou com medo de irem lá e prendê-lo. Não, seria invasao de domicilio - disse meu advogado. Perguntou como eu estava convivendo com a pandemia. Reclamou da queda nas vendas; afirmou q Covid não pega em pigunço e nem em drogados - citou a Cracolandia em SP. Disse q o evento da noite foi  "um sucesso". Os  'artistas' deram chance pra quem quisesse dar uma CANJA ou PALHINHA e muitos mostraram seus 'talentos'. Meio Quilo imitou Leonardo e até SUA VÉIA cantou Nubia Lafaiete. Quando ele disse isso, a " galera" urrou dizendo ser verdade. Zé sorriu embevecido e gritaram: dê uma FORRA Zé! Ele abriu um litrao da BRANQUINHA e foi um alarido de alegria. Zé me deu um banco de madeira mais alto do q o balcao e qdo consegui subir nele, fiquei mais alto q todo mundo e tive uma visao completa do ambiente. Todos com as mascaras dependuradas no queixo ou orelhas. Vi um rapaz trazendo um estojo. Era o artista q veio se despedir do Zé e dos fan's, depois de ter tomado um suculento café. Perguntei pela moça sua parceira e o Zé me disse q ela saiu pelos fundos pra evitar o ASSÉDIO. Com meu celular tirei várias fotos do cantor com os pigunços. Sem eu pedir, o Zé abriu o segundo litrao da mesma pinga e ja trouxe minha dose no copo. Trouxe-me um pedaço de bolo pra tirar gosto, dizendo: é de puba! Ela quem fez, Indicando a mulher. Emborquei o copo de uma porrada e joguei o pedaço de bolo na boca. Me engasguei e VI ESTRELAS. Fui salvo por 'um tapinha' dado por um recem-chegado q pediu uma dose de meu litro.Ufa!...cuspi na hora aquilo.

O ZÉ tava falando: esse banco comprei do Toin Pé de Pano e muitos candidatos qdo vêm atrás de votos aqui, sobem nele e fazem seus discursos! Zé pediu licença e entrou deixando a esposa atendendo. Ela trouxe uma bacia cheia de piaba frita com farinha. "A coisa tá feia - disse. Carne a 35 ninguém aguenta"...Zé voltou banhado e cheiroso dizendo: tou tinindo! E esse perfume Zé? É CHAMA FREGUÊS e um macumbeiro q me receitou. Fui na porta e dei uma olhada. Muitos bêbados na calçada em frente. Uns sentados e outros deitados. Resolvi ir embora, não sem antes deixar mais 2 litrao pagos. Sai andando de boa!!!

Olhei o celular que marcava 12 hrs...botei o chiclet de hortelã na boca (pra mamãe não morar o bafo)e sai como estivesse vindo da igreja!...


Valmiro Colibri

Nenhum comentário:

Postar um comentário