Na última sessão plenária desta semana na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Ricardo Arruda (MDB) rebateu declarações do deputado Othelino Neto (PSB) sobre a segurança pública no estado, afirmando que o discurso apresentado na tribuna não condiz com os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Justiça.
Em aparte ao pronunciamento, Ricardo Arruda foi enfático ao afirmar que não se pode utilizar episódios isolados de violência para desqualificar todo o sistema de segurança pública do Maranhão. Segundo o parlamentar, os números oficiais demonstram avanços consistentes e uma redução significativa nos índices de criminalidade.
De acordo com os dados apresentados, os feminicídios no estado tiveram redução de 17%, os latrocínios caíram 9% e os homicídios apresentaram queda de 6,5%. A redução também é expressiva quando analisadas as regionais: Barra do Corda registrou queda de 50% nos índices de criminalidade, Barreirinhas 44% e Timon apresentou redução de 40%.
“Com relação aos crimes patrimoniais, houve uma queda também bastante expressiva: o roubo de celulares reduziu 30%; o de veículos, 34%; roubo a estabelecimentos comerciais, 26%; residência, 17%; a roubo a pessoas, 25%”, completou o parlamentar.
Ricardo Arruda destacou ainda o fortalecimento do combate ao crime organizado, com foco na desarticulação financeira das facções. Somente em 2025, mais de 9 toneladas de drogas foram apreendidas no Maranhão, um aumento superior a 200% em relação a períodos anteriores. As ações resultaram em um prejuízo estimado em mais de R$ 600 milhões às organizações criminosas, considerando apreensões de drogas e bens.
Outro ponto ressaltado foi o investimento em estrutura e logística. O parlamentar lembrou que mais de 800 viaturas foram entregues pelo Governo do Estado, sob a gestão do governador Carlos Brandão, além da recuperação e reestruturação de delegacias que antes se encontravam em situação precária.
“Esses dados não saíram da minha cabeça. Na verdade, são dados do Ministério da Justiça e comprovam o inverso do que Vossa Excelência está trazendo no seu pronunciamento”, concluiu Ricardo Arruda.


Nenhum comentário:
Postar um comentário