sábado, 3 de outubro de 2020

COLUNA DO ZE LOPES - A ODISSÉIA DOS VICES




Esse é meu ponto de vista, portanto, ninguem precisa ler, comentar, replicar, curtir, compartilhar, tampouco aceitar.

Sempre falei nos meus assuntos sobre candidaturas a prefeito, que o vice é fundamental para a vitória.

Depois de muita especulação, principalmente sobre quem seria o vice de Edvan Brandão, até deram nomes como Marcelinho Sergipano e Alberto Filho, antes mesmo das convenções o nome de Graciete Trabulsi (MDB) já era certo, já que o prefeito a tem como seu braço direito. 

Com a eleição polarizada entre Edvan Brandão e Coronel Egídio (DEM), uma manobra arquitetada pelo presidente do Solidariedade, Simplicio Araújo, fazendo um caminho inverso, conseguiu a união entre Expedito Júnior  que aparecia nas pesquisas como o terceiro colocado, ao Coronel Egídio que era o segundo  e contrariando a lógica, Coronel Egídio como vice.

Como eu ja tinha falado e era evidente, essa união culminou  em uma queda drástica da dupla e o aumento de pontuação de Edvan Brandão, como revelou a última pesquisa. 

Apesar de ser o primeiro a anunciar o seu vice, o candidato Dr. Bento Vieira não conseguiu convencer o Dr. Gilvan Arêa Leão a compor a chapa, o que poderia, pela sua popularidade, figurar como uma terceira força e a dupla cair na simpatia. Com o não do Dr. Gilvan, o partido foi buscar um vice da própria casta, o empresário Ilson Santos (Podemos), mas que não   soma pela sua baixa popularidade e inexperiência na política. 

Já o advogado Dr. Linaldo Albino, tem uma das vices mais poderosas, a ex-deputada e ex-vice prefeita de Pedreiras, a conhecida Fátima Vieira Lins (PSDB), que é filha do lendário ex-prefeito Zé Vieira Lins. 

Embora seja uma campanha apenas para para fixar o nome do senador Roberto Rocha que pretende se lançar candidato ao Governo do Estado, com o apelo "Zé Vieira" Fátima, dependendo do teor da campanha, tem condições de honrar e resgatar boa parte dos votos que um dia foram do seu pai, pois tem nome leve e é mais conhecida do que o próprio Dr. Linaldo, o candidato da chapa.

Linaldo e Fátima, pelo grupo que tem, ja são considerados como a terceira força dessa eleição, mas muito longe dos acima.

Embora a candidata Leynha venha ao longo dos anos intensificando seu nome, ainda não mostrou a sua cara na política de Bacabal, mas pela pouca midia e como ainda é uma desconhecida e sempre pontua nas pesquisas, tem um longo caminho a trilhar e a escolha de outro desconhecido,  o contador Marcelo Cassianoo como seu vice, não se pode esperar uma votação expressiva.

Assim como Bartolomeu escolheu Welynson Lima (PSB) e Jansem Penha escolheu Socorrinha (DC) , a realidade é que pouco vai se ouvir outros nomes nessa corrida rumo a prefeitura de Bacabal, a não ser Edvan Brandão e Expedito Júnior e apenas duas candidaturas alcançarão dois digitos e as outras somadas nao chegarão aos dois digitos e como dizem os sabichões que "time que está ganhando nao se mexe", então Gracirte Trabulsi ainda é a melhor vice, até porque, como diz meu amigo Dr. Almir Rosa Júnior que foi vice prefeito,  "Política é como ela é e não como gostaríamos que ela fosse " e eu continuo não entendendo nada de política. 

+++++++++

- E a eleição para vereador?

- Eu sei, mas isso é assunto para um outro artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário