O candidato do DEM a Prefeitura de São Luís, Neto Evangelista, parece que escolheu mesmo criticar a gestão do atual prefeito da capital, Edivaldo Júnior (PDT), para tentar chegar na segunda colocação da disputa e, com isso, forçar a realização de um segundo turno.

O problema é que a estratégia adotada por Neto Evangelista tem causado embaraço em alguns pedetistas ligados a Edivaldo, o que não parece ser o caso do senador Weverton Rocha, comandante do PDT no Maranhão e um dos coordenadores da campanha de Neto. Weverton, para alcançar o objetivo traçado, parece disposto até mesmo a atropelar o prefeito pedetista, de quem até outro dia era aliado.

Depois de criticar a situação do Socorrão 2, sem citar a responsabilidade também do Governo Flávio Dino (reveja), Neto decidiu partir para criticar o transporte público na capital, sem reconhecer os avanços do setor ocorrido na gestão Edivaldo, único que teve a coragem de realizar uma licitação, apesar de outros terem prometido, mas falhado.

Na gestão Edivaldo foi implantado o bilhete único em dois sentidos. São Luís passou a ter corredores exclusivos e com isso aumentou a velocidade média dos ônibus urbanos, reduzindo o tempo de viagens. Implantou corredores de transportes asfaltados sinalizados. Fez mais de 40 intervenções viárias para diminuir engarrafamentos

Edivaldo renovou cerca de 90% da frota do transporte, que antes operava com ônibus com idade média acima de 11 anos – tinha veículos com até 20 anos circulando. Antes de Edivaldo, o transporte era subsidiado e a Prefeitura de São Luís pagava mais de três milhões para as empresas que operavam o sistema de transporte.

O que Neto não tem feito questão de lembrar é que concorreu, nas eleições de 2012, como vice do então prefeito João Castelo, que nunca fez nada para melhorar o transporte coletivo urbano e ainda teve uma greve longa do setor no seu governo.

O legado de Castelo, de quem Neto foi candidato a vice, é o VLT, que além de nunca funcionar, deixou uma conta para o município de uma locomotiva sem uso, com custo alto até hoje para os cofres públicos. A questão ainda está na justiça.

Resta saber se a estratégia, que parece ser a última cartada, vai funcionar??? Mas de antemão já gerou rusgas na Prefeitura de São Luís e em pedetistas aliados de Edivaldo, afinal passaram sete anos e meio dizendo o contrário do que está sendo dito por Neto Evangelista. Muitos pedetistas prometem, em retaliação a postura do candidato do DEM, não se empenharem mais na campanha e a estratégia pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Por fim, nunca é demais lembrar que a candidata a vice-prefeita de São Luís, Luzimar Lopes, é do PDT, mesmo partido do prefeito Edivaldo, cuja gestão tem sido colocada em xeque diariamente por Neto Evaneglista, que parece ainda não ter assimilado a derrota nas urnas de 2012.