domingo, 4 de outubro de 2020

ENTREVISTA 10 COM O DR. ERIVELTON LAGO



Erivelton  Lago nasceu em Bacabal, filho do conhecidissimo,  o saudoso  Antonio Barbeiro e da saudosa senhora Enedina, foi criança como todas as crianças do seu tempo. Cresceu no Bairro D,Areia, bairro este que até hoje é motivo de sua preocupação, pelas crianças, pelos jovens sem oportunidades que acabam no mundo das drogas, da marginalidade, da prostituição.

Erivelton sempre gostou de aprender e dividia seu tempo de menino entre o Rio Mearim  papagaio, pião, triângulo, escola e oficinas, sempre aprendendo e aprendendo. Foi destaque no colegial,  excelente cantor e compositor, grande poeta com passagens e premiações em diversos festivais de música  incluindo o FIC - Festival Intermunicipal da Canção, realizado em Bacabal. É autor e intérprete do clássico América Latina que é umas das faixas do antológico vinil Canto de Casa e posteriormente regravada com novos arranjos no CD da OAB.

Erivelton cursou Filosofia e Direito e passou a ser o conhecido e respeitsdo Dr. Erivelton Lago que tem um invejável currículo

Advogado criminalista com 767 júris  durante a carreira 

Licenciado em Filosofia/UFMA 

Conselheiro secional da OAB/M

Presidente da comissão da advocacia criminal- CAOC- OAB/MA

Vice diretor da APAC São Luís, MA

Professor da Confraria Criminal 

Presidente  da Abracrim MA

Ex professor de direito penal e filosofia do direito-Uniceuma

Ex conselheiro do conselho Penitenciário do Maranhão.

Hoje ele tem um escritório em Bacabal no Shopping Prime 80  em frente à Associação Atlética Vanguard e é esse currículo que faz do Dr. Erivelton Lago um dos maiores advogados do Brasil e é ele o nosso grande entrevistado.


ENTREVISTA

01 - Blog do Zé Lopes - Como anda a advocacia, o Direito no Maranhão?

Dr. Erivelton Lago - minha advocacia é boa, mantenho a estabilidade e não reconheço crises. A advocacia, de modo geral, é flexível e sobrevive em qualquer situação econômica e social, tudo vai depender do advogado.


02 - Blog do Zé Lopes - O senhor vem de uma família muito Grande, sempre trabalhou para manter seus estudos, foi radiotécnico, policial civil é hoje advogado, explique-nos  essa trajetória?

Dr. Erivelton Lago - Cortei arroz com mamãe, estudei o primário grau no colégio Manoel Alves de Abreu, bairro d'areia, vendi bolo, picolé, fui aprendiz da oficina do Zé Moleiro, Benedito Baixinho, Cesostre de Jesus Castro e do Jurandir radiotécnico. Meu primeiro cargo público foi de policial civil, depois professor do Estado. Me formei em filosofia em 1987 e me formei em direito em 1996. Tenho 23 anos de advocacia. Explicação: O amanhecer é logo ali, só precisamos vencer a noite. 


03 - Blog do Zé Lopes - O senhor é considerado como um grande criminalista, um dos melhores no cenário nacional.  Isso lhe envaidece?

Dr. Erivelton Lago - Não me envaidece, porque em qualquer profissão que se faça sucesso há uma exigência a ser cumprida: ser prudente e vigiar os próprios passos. A prudência, naturalmente, controla a vaidade. Quem controla a vaidade evita sofrimento e depressão. 


04 - Blog do Zé Lopes - O senhor que tem atuações em diversos Estados  do Brasil  e sua atuação na Grande Ilha é de um reconhecimento intocável e agora o senhor abriu um escritório em Bacabal. Por que Bacabal?

Dr. Erivelton Lago - Em Bacabal eu revejo os passos dos meus pais. Sinto o cheiro da minha mãe. Em Bacabal revejo os meus parentes, colegas da infância e da adolescência. Revejo o rio meariam, o bambu e até os últimos suspiros da rua das três (antiga) onde eu vendia uma bacia de bolo em 10 minutos. Por fim, estou voltando para casa sem abandonar a minha casa na minha querida ilha. É um modo de vida. 


05 - Blog do Zé Lopes - O senhor falou à nossa produção,  que uma forma de resgate às nossas tradições, é homenagear figuras ilustres da nossa terra, torná-los sócios honorários do Seu escritório. Como isso vai funcionar e como exemplo, cite algum homenageado? 

Dr. Erivelton Lago - No momento o 1º sócio é Jurandir Radiotécnico, mas já tenho mais dois nomes. O sócio honorário será um conselheiro, um formador de opinião e terá espaço nas nossas reuniões de trabalho e de diversão. 


06 - Blog do Zé Lopes - Como o senhor pretende dividir seu tempo entre os escritórios de São Luís e Bacabal?

Dr. Erivelton Lago - passarei uma semana em Bacabal, retorno para São Luís, pode ser dois dias ou mais. Hoje podemos atender clientes por via presencial, virtual, celular, videoconferência, etc. Tudo vai depender da circunstância, da oportunidade e da confiança. O resto é contar com Deus e com a boa vontade de quem vier comigo. 


07 - Blog do Zé Lopes - Além da área criminal, quais outros pontos de atuação  de serviços oferecidos pelo seu escritório?

Dr. Erivelton Lago - temos outros colegas que vão estar comigo que atuam na advocacia cível, tributária, administrativa ou trabalhista. Dr. Nathan Luís, Dr. Paulo Ferreira, Dra. Luanna Lago e Dr. Igor Lago. Entendo que a advocacia fora da capital deve ser um pouco mais abrangente, pois a vida social ferve e os conflitos sempre vão existir. O advogado é chamado para intermediar e contribuir para a efetivação da paz social. 


08 - Blog do Zé Lopes - Além de um grande advogado, o senhor é também um grande empreendedor. O senhor pretende montar filiais do seu escritório em outras cidades?

Dr. Erivelton Lago - não, a filial de Bacabal é um sonho de convivência, de poder estar dia e outro por aqui vendo a vida fluir. Não pretendo  abrir filial em nenhum outro lugar do mundo. Essa filial é a materialização de uma vontade. 


09 - Blog do Zé Lopes - O senhor, paralelo ao direito  tem um trabalho de música e  poesia. Como está essa veia artística?

Dr. Erivelton Lago - A música hoje para mim é a arte que eu gosto de ouvir, curtir e sentir. Nada além disso, senão me deleitar nas melodias dos mais diversos cantores. Por exemplo, já ouvi bastante as músicas: "forró no canecão;  Sina e poesia; Princesa do Mearim; *outra metade* (para uma cerveja no fim do dia) todas de Zé Lopes, essas  músicas me orgulham muito e reforçam as razões da minha vida por aqui. São essas músicas que mantém a cidade viva, pois toda cidade é sinônimo de gente. A (gente) de Bacabal está nessa música. A sanfona, a voz, o violão e a bateria falam alto, enquanto a cidade agradece em nome da sua gente. 


10 - Blog do Zé Lopes - Quem é realmente Eivelton Lago?

Dr. Erivelton Lago - Apenas, e nada além disso, mais um menino do bairro D'areia,  filho de Enedina  Lago, Antonio Barbeiro e Clementino Pinto. Hoje um advogado semelhante aos advogados de Bacabal e  do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário