sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ELEIÇÃO DE VEREADORES DE BACABAL POR ELES MESMOS

 

A verdade é que a pandemia foi de grande utilidade e de grande favorecimento para quem exerce mandato eletivo, no caso em destaque, os vereadores de Bacabal.  

Enquanto a Covid 19 deixava a população trancada em suas casas, os edis invadiam a zona rural munidos de remédios e alimentos, a tão falada cesta básica, fortalecendo suas bases e impedindo que outros candidatos ao menos se aproximassem.

217 é o número de inscritos para a disputa das 17 vagas que a Câmera Municipal oferece,  porém tem alguns que renunciaram, outros tiveram suas candidaturas indeferidas,  e mais outras candidaturas estão  indeferidas,  mas com recursos.

As redes sociais estão cheias de "pesquisas" para vereador, as empíricas, e o que fica óbvio em todas elas é a fidelidade em 11 nomes, sendo que João Alberto e Valdivan pontuam como campeões de voto.

Baseado nesses levantamentos,  podemos substituir Coronel Egídio e  Cesar Brrito pelos apontados João  Alberto e Valdivan, criando assim muito mais dificuldade para fazer um quarto nome, tanto no MDB como no PDT.

As forças Valdivan e  João Alberto são distintas,  sendo que Valdivan é rural e o João Alberto, urbano, o que não quer dizer que os dois não serão votados nas zonas citadas. A quarta vaga pode depender da votação que tiverem em seus partidos e nesse critério o PDT leva vantagem por ter maior número de candidatos, .

Baseado ainda nos levantamentos que os próprios candidatos postam em redes sociais, todos são unânimes em excluir da lista dos eleitos, o nome dos vereadores Joãozinho Algodaozinho e Irmão Leal, ficando essas duas vagas, mais um ringue para luta de grandes proporções em busca dos votos.

Os cientistas políticos acreditam que de 60 mil, cerca de 42 a 45 mil eleitores irão às urnas, o que cabe a cada partido, o alto coeficiente de 2600 a 2700 votos para eleger um vereador, é por isso que o PDT leva vantagem, por ter muitos nomes de peso que brigarão por uma quarta vaga,  logo em seguida vem o MDB, mas com menos candidatos. 

Longe desse cenário, há partidos que não tem sequer, um só candidato, como é o caso do Podemos, já o PSOL figura com três e  tem partido com 26 candidatos, a exemplo do 45.

Pelos prognósticos apresentados pelos próprios candidatos, nao haverá muitas mudanças e nem surpresas. Dos que concorrem a eleição, além de João Alberto e Valdivan, os que mais aparecem nas enquetes são : Rogério Santos,  Feitosa, Dedê da Trizidela, Professor Jerry, Professor Markim, Margarida, Fernando da Luziana e Fábio da Van, mas isso é mera especulação e todos os 217 tem a mesma chance, tudo vai depender do serviço que cada um tem prestado a população e do trabalho de equipe no domingo,  dia da eleição. 

Boa sorte a todos.

++++++++++

- E qual o nome do prefeito e dos vereadores que se elegerão no domingo?

- Eu sei, mas só falarei depois que sair o resultado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário