A Globo anunciou hoje, por comunicado oficial, o fim do lendário programa liderado por Lucas Mendes.
Se a tv aberta "morreu", não acreditava que a crise sistêmica dessa mídia atingiria tão rapidamente a " tv fechada". Mas já chegou nela também.
Como o jornal impresso que já "morreu" , mas ainda continua o velório, as tvs, aberta e fechada, como são, estão com seus dias contados. Pra mim, não dura mais 5 anos. Vão todas mudar a forma de produção e de se comunicar .
Onde a Globo errou ou está errando ? A maior emissora brasileira NÃO errou. A Globo (e todas as demais) , é, simplesmente, vítima do inacreditável e impensável avanço da tecnologia que mudou e, continua mudando, os hábitos e a forma da humanidade se comunicar.
Neste diapasão, a Globo faz reformas estruturais, corta radicalmente custos de produção demitindo milhares de profissionais onde pode, seja na produção artística, seja no jornalismo . Fora isso, deixa a Formula 1, campeonato brasileiro, Copa do Mundo . E, porque deixa esses principais "carros chefe" da grade ? Por que, simplesmente, o anunciante não paga mais o que pagava no passado.
Em outras palavras, para sobreviver diante dos gigantes desafios das novas tecnologias da comunicação, a Globo simplesmente faz o que tem de ser feito, sem dó.
Mas fato é que os prejuízos, ainda assim, são bilionários e o futuro incerto. Não há solução viável para a sobrevivência da tv aberta, assim como não há para jornais impressos e rádios. Tudo isso, repito, acaba, literalmente em, no máximo 5 anos
Se até 10 anos atrás a tv era um oligopólio que necessitava licença do Estado (no mundo todo) para funcionar, hoje, qualquer jovem de 15 anos " tem sua emissora" em casa e transmite o que quiser, quando quiser, via internet, "roubando", com custo zero, expressiva parte da audiência das tvs abertas.
Mas o que determinou a "morte" da tv aberta não é o fato de todo mundo poder transmitir via internet e todo cidadão poder "ter a sua tv" . O que decretou o fim da tv como conhecemos, foi a IMPENSÁVEL queda da custo da publicidade implantada e praticada pelo DONOS da publicidade no planeta , ou seja, GOOGLE, FACEBOOK E INSTAGRAN.
Hoje, se o custo de um anuncio na tv custa, hipoteticamente, RS 1 mil, nas mídias sociais custa R$ 1 ! Não é necessário falar mais nada...
Até por que, o anunciante na internet só fala e anuncia para quem quer comprar o seu produto. Em outras palavras, o fabricante de roupa de inverno, "não oferta seu produto para quem está indo para a praia mas, sim, para quem está indo para o Pólo Norte... "E, assim por diante.
E, nesta quadra de verdadeiros novos tempos, morre o Manhatan Conncetion. O único programa que conseguia ver na Globo News.
Mas longe de achar que a Globo e suas afiliadas vão acabar. Elas vão se reinventar, criando novas formas de se comunicar e produzir. Não mais na forma como conhecemos. E continuarão importantes.
São novos tempos, o que mostra que estou ficando realmente velho. Sei que a tecnologia da comunicação que minha geração viveu, acabou . É simples assim.
Acho que vou fazer a "TV ROÇA" . Falar com meus amigos sobre a vida. Só sobre a vida. Pois a tecnologia não faz parte do meu futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário