quarta-feira, 11 de novembro de 2020

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE FUNCIONÁRIO DO DETRAN


Foi preso em flagrante, no dia de ontem, terça feira (10), na cidade de Imperatriz, o Vice presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MA. O servidor foi preso durante uma operação da Polícia Civil e da Delegacia Regional de Imperatriz, que visava cumprir 5 mandatos de busca e apreensão.  No momento do cumprimento da diligência, foi verificado que o servidor, que é concursado do órgão, estava inserindo ilegalmente informações na base de dados do Detran-MA, que, após confirmação da ilegalidade do conteúdo que estava sendo inserido, levou à sua prisão em flagrante.

A Polícia Civil vinha investigando este caso desde 2019, com a colaboração do próprio Detran-MA, uma vez que o órgão controla, rastreia e audita, periodicamente, todos os dados que são inseridos no sistema, inclusive por meio de senhas e de IPs, o que permite detectar eventual irregularidade ou atipicidade em curto espaço de tempo.

Na investigação, o que chamou atenção dos investigadores foi que os dados estavam sendo inseridos em horários fora do expediente adotado pelo DETRAN. Durante o período da pandemia, eles chegaram a acessar o sistema sem a autorização, mesmo estando o órgão com as atividades suspensas. Naquele período, eles já estavam sendo acompanhados pelos investigadores e pelo setor de informática do Departamento. Ainda de acordo com as investigações, o dirigente sindical seria o que praticava de forma mais frequente as inserções fraudulentas, acreditando que sua representação sindical o acobertaria das práticas ilegais que realizava. No ato da sua prisão, ele estava inserindo dados no sistema, relativos à uma Habilitação, os quais já foram cancelados.

Outros servidores também foram alvos do mandato de busca e apreensão, também decorrentes de uso considerado atípico do sistema. No cumprimento destes mandados, outro servidor concursado do DETRAN foi preso com um verdadeiro arsenal de armas e munições em sua residência, tendo sido autuado em flagrante e também encaminhado ao plantão policial.

A operação realizada na tarde desta terça feira foi comandada pelo Delegado Regional de Policia Civil de Imperatriz, Enderson Martins Pereira. O DETRAN informou que todos esses processos considerados irregulares foram ou estão sendo auditados, que os dados inseridos irregularmente foram cancelados e que os procedimentos disciplinares cabíveis serão instaurados tão logo recebida a documentação da autoridade policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário