sábado, 31 de março de 2018

COLUNA DO ZÉ LOPES - DIA DA MALHAÇÃO DO JUDAS.


Para quem não é ou não foi cristão, nem acompanha as notícias, a tradição ibérica consiste em fazer um boneco de pano, papel, serragem, jornal, o que seja, para representar Judas Iscariotes – o delator de Jesus – e humilhá-lo, xingá-lo, surrá-lo, queimá-lo, alfinetá-lo, explodi-lo.


Quando me lembro das pauladas em Judas, fico pensando como essas tradições esquisitas são consumidas por nós como a coisa mais normal do mundo, assentando-se em nossa formação com seu rosário de símbolos e significados. Lembrando que Judas resolveu ele próprio se enforcar diante do remorso que o consumiu, não sendo necessária nenhuma turba enfurecida, de acordo com a mitologia cristã.


Claro que a Malhação do Judas não é um treino para os linchamentos que acontecem aqui e ali. Mas a alegria de trucidar o boneco e, através daquele ato, descarregar as iniquidades e injustiças que enfrentamos no dia a dia tem um paralelo com a sensação de (falso) reequilíbrio obtido através de um linchamento que faz ''justiça'' quando a Justiça convencional não é o bastante.

O discurso de ódio transforma a massa em turba, provoca distorções de entendimento sobre as palavras que estão na origem da fé das pessoas. Estudei o primário em escola católica, ao mesmo tempo, participei bastante da vida na igreja que ficava em frente.



O discurso de intolerância que grassa na boca de muita gente que se acha ''o povo de deus'', de católicos a neopentecostais, não está nos quatro livros do Evangelho cristão. 

Resultado de imagem para malhaçao de judas Pessoas que consideram um absurdo não comer peixe na Sexta-Feira Santa ou não ir à missa/culto no Domingo de Páscoa, mas enchem a boca para falar que a solução para a criminalidade é ''bandido bom é bandido morto'' e, diante do atendimento a uma pessoa em situação de rua, grita ''tá com dó? leva para casa''.

Não dá para dizer para um desconhecido ''você não entendeu nada do que o Nazareno disse!''. Seria muito arrogante e ofensivo à liberdade de que ele dispõe. Mas que dá vontade, ah, dá, principalmente porque liberdade não é algo absoluto, acaba quando você a usa para causar dor a alguém.


O fato é que se tivessem interpretado por uma forma mais humana o que significa amar o seu semelhante como a si mesmo, dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, e todo o restante, entenderíamos que professar homofobia, racismo e machismo não faz sentido algum.

O que significa amar alguém de verdade? E o que significa submeter alguém à minha vontade?


Como já disse aqui, tenho a certeza de que se Jesus, o personagem histórico, vivesse hoje, defendendo a mesma ideia presente nas escrituras sagradas do cristianismo, mas atualizando-a para os novos tempos, seria humilhado, xingado, surrado, queimado, alfinetado e explodido não só num Sábado de Aleluia, mas também em dias menos santos. Seria chamado de defensor de bicha, mendigo e sem-terra vagabundo. Olhado como subversivo, acusado de ''heterofóbico'' e ''cristofóbico''. Alcunhado como agressor da família e dos bons costumes. Finalizado como comunista.


Daí, a passagem mais legal dos Evangelhos: Lucas, capítulo 23, versículo 34: ''Pai, perdoai. Eles não sabem o que fazem''.

RAPIDINHAS DO SÁBADO


E olha só quem anda distribuindo beleza e simpatia nas redes sociais!!! É a gata, cantora das melhores, a premiadíssima Ana Claudia. Dona de uma das mais belas vozes do Brasil, ela, ainda este ano, lançará um novo trabalho.

++++++++++
E quem passou o final de semana em Paço do Lumiar na residência da nossa querida Nonata, foi a negona sensação, a Walcilene. Chique toda, ela aproveitou a sua estada para saborear cervejas importadas. "A muié ta puderoza sô"
++++++++++

E quem pegou um buzão de Bacabal direto para São Luis na semana passada, foi a pedagoga, promotora de eventos, produtora cultural, cheffa de cozinha e empresária Janete Valéria. Ela que agora trabalha, também, com sanduíches caseiros, além de curtir o final de semana chuvoso da Capital, aproveitou para as compras da páscoa.

++++++++++

Quem está feliz com o mais novo membro da família, é o cantor e compositor Perboire Ribeiro. Acontece que a sua filha Wenia, acabou de dar luz a um lindo bebê, e pra matar o avô de mais emoção, foi batizado de Antônio Perboire Ribeiro Neto. Haja cerveja.

++++++++++

E quem caiu na noite ludovicense para um rolê festivo foi o apaixonado casal Saulo e Érica. O casal de pombinhos curtiu bastante.

++++++++++

Depois de muito agito, na volta pra casa, Saulo encontrou com o casal amigo, Salim e Tuira e aproveitou para mais umas geladas.

++++++++++,

Como estava sem sono, Saulo na surdina fez seu arremate na Choperia Marcelo onde amanheceu o dia.  Esse "gordin" é duro

++++++++++

E quem comemora a nova residência é o recém promovido Coronel Marques. Neto. Enólogo do tipo internacional, ele está buscando uma data para uma degustação com os amigos para comemorar a nova casa e a promoção.

++++++++++

E quem promoveu em seu sítio um baile a fantasia foi o casal Jorge Passinho e Sandra Regina. Jorge que está contente com seu CD de estréia, um sucesso, agora está voltado a divulgação em outras plagas.

++++++++++

E veja só essa foto que me foi enviada pelo músico, cantor, compositor, engenheiro e empresário Dr. Osvaldino Pinho. É o casal Dr. Ary e dona Zezé que moraram em Bacabal e hoje residem em nossa capital. E por falar em Ary pai: Por onde andará Ary Filho?

++++++++++
E por falar em foto, encontrei essa raridade na rede social do meu amigo Júnior Aziz. Gerô em plena atividade com seu teatro de rua no coco de embolada.
++++++++++

E quem fez uma festinha no sábado que passou em sua residência no Solar dos Lusitanos, Turu, foi a gatíssima Isaura. Regada a muito peixe, churrasco, uísque e cerveja, o dia foi bastante animado, com boa música ao violão e o auxilio luxuoso da bela voz da Dra. Tenilde Teixeira cantando pérolas do cancioneiro francês, Um arraso

++++++++++

E as chuvas que tem castigado o estado, não deixou Bacabal de fora não. É só São Pedro abrir as torneiras que a boa terrinha se transforma n’uma imensa lagoa. Falta de cuidado administrativo.

++++++++++

E quem esteve linda dentro do seu belo vestido vermelho foi a empresária Keila.

++++++++++

Tudo isso para acompanhar seu noivo, o major Menezes que agora estuda direito e já está se vestindo a caráter. Elegância é isso aí.

++++++++++

E os casais Marco Pimentel e Sureia, Martinho e Keila, aproveitaram a noite de sexta feira da semana passada e foram em um restaurante oriental de nossa capital, saborear um delicioso Sushi.

++++++++++

De lá os quatro rumaram para um grande restaurante onde caíram na cerveja gelada.

++++++++++

Por fim, ficaram Marco Pimentel e Suréia que foram pra casa na madrugada.

++++++++++


Marco Pimentel saiu para comprar pão e não resistiu. Continuou a farrear.

++++++++++

E ainda achou pique e preparo para encarar no domingo a decisão da Copa Antônio Macieira de Basquetebol + 50. E foram campeões.

++++++++++


E pra comemorar, só bebendo umas e outras com um bom cardápio. Parabéns aos vencedores

++++++++++
E veja só a que ponto chegou a credibilidade da Policia. E tem políticos por aí querendo acabar com a Entidade de Segurança Pública. Vamos confiar em nossos policiais e abaixo a violência.

+++++++++++

E quem esteve na cidade de Caxias no meio da semana foi o nosso Francisco Carlos Coimbra. Ele que trabalha em uma empresa no ramo das construções, está fixado na cidade de Buriti Bravo. Chicarlos, como é carinhosamente chamado, está na Ilha do Amor curtindo a Páscoa com a família.

++++++++++

E mais uma vez Marco Pimentel, Marques Neto, Gilson, Jorge Passinho e Sandra Regina se encontraram para ver a semifinal entre o Flamengo e o Botafogo. Apesar da maioria Flamenguista, os secadores venceram.

+++++++++

E essa é de coronel pra coronel. No momento da passagem de comando no Quartel do Comando Geral da Policia Militar. Coronel Marques Neto e Coronel Marco Pimentel.

++++++++++

E na cidade de Altamira do Maranhão, não diferente de outras cidades do Brasil, acontecem as procissões alusivas à Semana Santa. Organizadas pela líder politica Márcia Pajeú, é grande o número de fiéis que no poder da fé, buscam melhores dias. A família Pajeú deseja a todos uma feliz Páscoa.

++++++++++


E um dos mais requisitados amos do Bum-meu-boi de orquestra do Maranhão, o também vereador da cidade de Rosário, Gilvan Mocidade, soltará sua bela voz nos terreiros maranhenses pelo renomado boi Mocidade de Axixá. Com passagens pelo boi Mocidade de Rosário, Boi de Tajaçuada, Boii de Nina Rodrigues, Boi brilho da Ilha e Boi de Barbosa, ele se diz preparado para essa nova empreitada. Ao Gilvan nossos votos de muito sucesso.

++++++++++


E a dupla Gil Estrela e Jacimarry já está no ponto para animar sua festa com muita música de qualidade. O casal tem repertório para seu arraial, seu terreiro, sua festa caseira, seu bar, principalmente agora que junta o São João com a Copa do Mundo
++++++++++


E quem comemorou muito a conquista do segundo turno do Campeonato Carioca de Futebol foi a belíssima Bianca Natália. Torcedora do tricolor Fluninense, ela usou as redes sociais para mostrar toda sua alegria. Pena que na quinta-feira o Vasco interrompeu essa alegria.
++++++++++

E esse Zé Vieira é mesmo de tirar o chapéu. Diziam que ele não seria candidato e ele foi, diziam que não se elegeria e se elegeu, diziam que não assumiria e assumiu, diziam que assumiria mas caíria e não caiu. Mesmo de direito barrado pela justiça, é de fato o prefeito de Bacabal. O veím é osso duro de roer e agora um dos seus gestos virou febre nas redes sociais, a galera tá aderindo. Pois é. O caldeirão continua fervendo.
+++++++++





Uma noite especial pra você, Mulher.

++++++++++


A vergonha instalada na justiça brasileira, tem um nome, Gilmar Mendes.... O descaso politico por que passa a cidade de Bacabal, tem o dedo dele, ou melhor, a caneta.
++++++++++



E Pedreiras continua figurando como grande atração dos cartunistas nas redes sociais. Como hoje é sábado de aleluia, dia de malhar Judas, veja só esse cartoom que viralizou na internet.

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - MAIS UMA JOGADA ERRADA DE WALDIR MARANHÃO


Os aliados petistas do deputado federal Waldir Maranhão que inventaram uma tentativa de filiação dele ao PT agora reclamam de supostos “ataques comunistas”.

Como sabem que Maranhão não terá o aval da direção do partido para se filiar, tentam criar uma situação para que o deputado saia atirando da base do governo.

O problema é que, mesmo esnobado por Flávio Dino e aliado há mais de um ano, Maranhão não demonstra a menor vocação para o rompimento. E vai aceitar tudo calado.

Fracasso

Coube a um grupo de petistas da corrente “Construindo um Novo Brasil” a invenção da filiação de Waldir Maranhão ao PT.

O problema é que essa corrente não tem mais credibilidade nem no governo, nem na oposição maranhense.

O cálculo da escolha de aliados pelo deputado também transformou em suicida a sua “operação PT”.

HOJE É SÁBADO DE ALELUIA


Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.

O Sábado de Aleluia ou Sábado Santo é uma data móvel, podendo cair entre 21 de março a 24 de abril.

Durante o Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa.

O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, aconteceu três dias após a sua morte.

No Sábado de Aleluia também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.
Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares das igrejas são cobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. Além da Eucaristia, também é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.

Originalmente, durante o Sábado de Aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como a abstinência no consumo de carne vermelha, que deveria ser substituída por peixes.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo.

Nesta tradição popular, as pessoas costumam fazer bonecos de pano (ou de outros materiais) que simbolizam a figura de Judas. Depois, reúnem-se e “torturam” o boneco, simulando a sua morte das mais diferentes formas, seja enforcado em árvores ou queimado numa grande fogueira.

sexta-feira, 30 de março de 2018

CORONEL MARCO PIMENTEL - FELIZ PÁSCOA


SANCTO

SANCTO

 

Lenço, lances, lanças, lençóis

Que glórias, oh!!! Senhor

Pensas tu que alcanças

Ao carregar os pecados do mundo

Se os verdadeiros atores

São os falsos  e “bons” pastores

Atravessadores da fé

Que como Caifás,

Te trocam por Barrabás

Tudo em nome das ofertas

Sem pregar o teu calvário?

Chamam teu nome em vão

E o rico itinerário

É o boleto bancário

Promessa de salvação

E o bom vinho na mesa,

A fartura de comida

É como se toda a vida

Fosse sexta-feira santa

E o que mais me agiganta

Meu Sancto Senhor Jesus

Em meio a essa jornada

Se tiver muito pesada

Carrego por ti a cruz.

 

Zé Lopes
 

HOJE É SEXTA FEIRA SANTA


A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, assinala o dia em que Jesus Cristo foi condenado e pregado na Cruz. Teve de carregar a sua própria Cruz até ao Calvário, onde foi erguido, entre dois ladrões, por volta do meio-dia. Diz-se que às 3 horas da tarde  morreu, e ainda hoje se faz um minuto de silêncio em sentida homenagem ao seu profundo ato de amor, dando a vida para nos salvar do pecado.


Jesus Cristo foi pregado na Cruz, e esta tornou-se o símbolo mais profundo da fé Católica. No ano 325 d.C., Constantino decretou-a como o símbolo oficial do Cristianismo. Ela representa o sofrimento de Jesus e a sua paixão por nós. Na Sexta-feira Santa, os fiéis fazem jejum, abstendo-se de comer carne em sinal de respeito e devoção a Jesus. 

Hoje, pare um pouco nos afazeres da sua vida, tire alguns minutos do seu dia para refletir sobre o significado da Páscoa para si. Quantas vezes já se sacrificou pelo bem de alguém amado? Quantas vezes deu, quando pensava que não conseguia dar mais? Quantas vezes o seu amor foi posto à prova, que cruzes carrega na sua vida? Entregue a Nosso Senhor Jesus Cristo os seus martírios, as suas dores. Ele morreu para que fôssemos libertados do pecado original. E ensinou-nos que o AMOR é a única salvação que existe.

Reze a Oração que Jesus nos ensinou: 


 

Pai nosso, que estais no céu, 
santificado seja o Vosso nome. 
Venha a nós o Vossa reino, 
seja feita a Vossa vontade 
assim na terra como no Céu. 
O pão nosso de cada dia
nos dai hoje. 

Perdoai-nos as nossas ofensas 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido; 
e não nos deixes cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal.

Amém.


Uma excelente Páscoa a todos