quinta-feira, 8 de março de 2018

BACABAL E SUAS MULHERES



Raimunda Loiola

Está escrito, é verdade. Diz o velho testamento :A primeira mulher da terra foi Eva, perdendo o posto de mais importante, apenas para Madalena, já aqui no novo testamento.

 

Alice Mendes
É público que as mulheres tem um significado importante na história do mundo, seja na arte, na política, na música, na guerra, em tudo.



Todas essas mulheres, desde Eva, passando por Maria Madalena, Cleopatra, Joana D’arc, Elisabeth, Marina, Dilma, Roseana, cada uma tem sua importância na história e na estória do mundo.

 

Mônica Loiola
Quero falar das mulheres de Bacabal. Apesar de antropólogo por conveniência, não consegui descobrir qual a primeira mulher a morar, documentalmente, em nossa cidade. Educacionalmente, tudo começou com as professoras Alice Mendes e Elisa Monteiro, lentes dos mais importantes nomes da vida de nossa cidade.
Nas artes plásticas tivemos Dona Anazilde, Neirizan, na poesia Dona Argelina, Cledy Maciel, Dona Bebê Leite, Márcia Gardenha, na música Zeneide Miranda, no esporte a nadadora Zélia Jansem, na comunicação Dalva Lopes, na política, tivemos uma prefeita mulher, a senhora Raimunda Loiola, a deputada Graciete Trabulsi. as vereadoras Mazé Bringel, Doralice Veloso e Mônica Loiola. Na culinária, Bacabal sempre teve verdadeiras cheffas, entre as mais badaladas a senhora Graça Rocha. Na medicina internacional temos a Dra. Nélia .
Elisa Monteiro
Bacabal já ganhou o mundo nas ondas dos rádios em uma canção composta por Vavá que falava nas musas Zenaide, Adelaide, Nancy, Dulcinéia e Madian
Quem está marcada e merece um capítulo na história de Bacabal é a "MUDA", prostituta que morava no Mufumbo, na Trizidela e que iniciou sexualmente várias gerações, inclusive a minha. 
Chica Doida e Tia Onça eram doentes mentais, e assustaram  por um bom tempo, os pirralhos que vindo das escolas, atentavam as pobres.
Dona Benta
Mulheres conhecidas como Dona Benta, Zezé Branco, Paca, Zuca, Tereza do Mingau, Chiquinha Jardim, Flora, Petinha..... 

Bacabal tem a mulher como pivô em toda a sua sustentação religiosa, tem como padroeiras Santa Terezinha e Nossa Senhora da Conceição e ainda tem uma santa legítima, bacabalense da gema, a milagreira Edite. A banda de música é Santa Cecília. 

 

Bacabal é vitrine para mulheres interessantes, belas, negras, brancas, ruivas, loiras, gordas, magras, jovens, anciãs, mulheres, apenas mulheres, musas das mais belas canções, Marias, Marinas, Conceições, Leidianes, Rosas, Fátimas, Sandras, Cristinas, Auroras, Amélias, Emilias e tantas outras que um só dia seria pequeno para homenageá-las.

 


Márcia Garrdenha
Dra. Nélia
Hoje é o dia Interbacabal da mulher e para todas as bacabalenses, nossa mais sincera homenagem. Curtam bem esse dia. 
Zenaide
Adelaide
Nancy
Dulcinéia
Madian
Zezé Branco
Mazé Bringel


Claudinha e Lena
Conceição Mendes
Carol, Léa, Irismar, Janete e cristina

Adélia Branco
Ana Beatriz
Dalva Lopes e Ana Luiza
Claudia Rios
Tenilde Teixeira

Dacilene
Eneidina Coelho
 
Mary Frazão
Edvana


Geysa
Giordana
Graciete
Graça Almeida
Ana letícia
Carmem Lopes
Wenia
Tânia Tomaz
Ivana e Vanusa


Lanna Sampaio

Lea Costa

Lúcide Lago
Márcia Pajeú
Marivalda
Irismar
Rosemary Maranhão
Sinhá Moça

Socorro Lago
Sônia
Taugy
Doralice veloso, Silvia Braga
Walcilene e Chica de Otomil



                                                        Graça Rocha


Todas as mulheres de Bacabal e do Brasil. Sintam-se representadas e um feliz dia. Vocês merecem
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário