domingo, 18 de março de 2018

MAIS DE UMA TONELADA DE LIXO É RECOLHIDO DIARIAMENTE EM SÃO LUÍS

Com o recolhimento diário de mil e trezentas tonelada de resíduos das ruas de São Luís, a Prefeitura reforça a limpeza da capital e trabalha para evitar que o lixo descartado de forma irregular comprometa o sistema de drenagem das vias. O descarte irregular de resíduos sólidos pode causar uma série de problemas à população, potencializados no período chuvoso, pois o material jogado irregularmente na rua vai para as bocas de lobo, de onde seguem para as galerias de águas pluviais, canais e rios da cidade. Isso afeta a rede de drenagem e diminui a vazão das galerias de águas das chuvas, provocando alagamentos pela cidade.
A coleta domiciliar é responsável pela maior parte do material recolhido em São Luís, cerca de 1000 toneladas diariamente. Este é o recolhimento que é feito porta a porta pelos agentes de limpeza urbana que seguem nos caminhões de coleta pelos bairros de São Luís. Por dia cerca de 300 toneladas de lixo descartado irregularmente são recolhidos de diversos pontos de São Luís.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que o dimensionamento da coleta domiciliar em São Luís conseguiria atender toda a demanda gerada na cidade não fossem os descartes irregulares. “Nós poderíamos ter, inclusive, um volume de recolhimento maior diariamente, mas nem todo o resíduo que é produzido em São Luís é recolhido porque muita coisa acaba se perdendo por causa dos descartes irregulares, apesar de termos ações diárias para coibir essa prática e coletar o que é decorrente dela”, destaca Carolina Moraes Estrela.
O lixo descartado de forma irregular, em São Luís, é gerado em reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos que normalmente são descartados nas vias públicas, além de recicláveis como papel, plástico e vidro.
O resíduo jogado nas ruas pode contaminar a água das chuvas, provocando a proliferação de doenças porque atrai animais como moscas, ratos, baratas e facilita a reprodução de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O descarte irregular causa também problemas ambientais e prejudica o paisagismo urbano, pois cria “lixões” dentro dos bairros.
Atualmente, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, tem uma programação de coleta domiciliar que é feita em dias alternados e atende todas as regiões da cidade. Em parte dos bairros ela ocorre segundas, quartas e sextas. Em outros, as terças, quintas e sábados. Em bairros específicos a coleta é diária, é o caso do Centro.
Para coibir o descarte irregular e acabar com os “lixões” pela cidade a Prefeitura de São Luís está implantando Ecopontos em diversas regiões da capital. Atualmente há nove em funcionamento e um que será inaugurado ainda este mês. “Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís para onde a população deve levar aqueles resíduos que costumam ser descartados irregularmente nas vias públicas que são restos de construção civil, poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos entre outros”, frisa Carolina Moraes Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário