domingo, 23 de maio de 2021

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.

Caracteriza-se principalmente por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente no sistema musculoesquelético do paciente, ou seja, nos músculos, tendões e articulações. Além da dor, a fibromialgia também causa outras patologias como fadiga, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, dores de cabeça, indisposição, depressão e ansiedade.

Como aparecem os sintomas da fibromialgia?

Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em alguns casos os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. Estatisticamente, as mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia do que os homens.

Como normalmente é feito o diagnóstico da fibromialgia pela medicina?

O diagnóstico normalmente é difícil e feito clinicamente, por meio da história dos sintomas e do exame físico. Além disso, a fibromialgia não provoca deformidades físicas e pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.

Não existem exames laboratoriais que possam confirmar o diagnóstico.

Quais são as causas conhecidas da fibromialgia?

A medicina acredita que possivelmente existem causas genéticas, uma vez que casos de Fibromialgia tendem a ocorrer em família e que podem haver certas mutações genéticas que tornariam o portador mais suscetível a desenvolver o transtorno. Entretanto, até agora não foi descoberto o gene causador da doença.

Por outro lado, o fato de ocorrer em família e não ter causa genética pode indicar também alguma relação com questões culturais de hábitos e crenças que geram um ciclo vicioso da doença na família.

O fato é que, embora ainda não seja conhecida uma causa específica, a psicologia e a hipnose já descobriram que boa parte dos casos de fibromialgia tem origem na mente: uma carga emocional guardada no subconsciente da pessoa que precisa de um local para escoar. Os traumas que as pessoas sofrem ao longo da sua vida são psicossomatizados em seu corpo, promovendo doenças físicas.

Isso ocorre quando a pessoa, por exemplo, passa por situações negativas ou traumas que a deixa com uma carga emocional muito grande. A mente procura maneiras de proteger o organismo ou se livrar dessa carga emocional, escoando essas dores emocionais no corpo na forma de dor física. Nasce aí a fibromialgia.

O que as pessoas tem feito para tratar a fibromialgia?

Inúmeros estudos levam médicos a utilizarem medicamentos para tratar a fibromialgia. No entanto, alguns deles são antidepressivos e podem ocorrer efeitos colaterais e não resolver o problema. Apesar do avanço da medicina e do tratamento médico ser recomendável e por vezes até inevitável, é importante salientar que normalmente os remédios agem no sintoma e não na causa da doença. 

Assim como muitos outros problemas que afligem o ser humano, a fibromialgia foi desencadeada em algum momento da vida.

Com a hipnoterapia é possível descobrir e ressignificar a causa da doença no subconsciente do paciente, tratando o que realmente a desencadeou. O tratamento é simples, seguro e sem medicamentos ou exames laboratoriais. O paciente fica consciente durante toda a sessão e o resultado costuma trazer alívios significativos à grande maioria das pessoas. 

Por Dr. Otávio Pinho Filho .



Nenhum comentário:

Postar um comentário