sábado, 8 de maio de 2021

ADEUS AO CASSIANO

 

OBITUÁRIO – Há perversidade no fato de Genival Cassiano dos Santos (16 de setembro de 1943 – 7 de maio de 2021) ter morrido na tarde de ontem, aos 77 anos, sem lançar álbum há 30 anos e com presumível baú de músicas inéditas que o arredio artista paraibano nunca gravou e que tampouco foram gravadas por outros artistas.

Sim, a lógica perversa da indústria da música historicamente cala vozes que se rebelam contra os padrões mercadológicos. Vozes altivas como a do cantor, compositor e guitarrista Cassiano.

Gênio indomado do soul brasileiro, Cassiano foi artista temperamental que saiu revoltado de cena em leito de hospital da zona norte do Rio de Janeiro (RJ), cidade para onde migrara em fins dos anos 1940, vindo de Campina Grande (PB), onde nascera em família pobre.

A revolta foi fruto do descaso do Brasil com a obra que construiu com sofisticação singular desde a década de 1960. E quem poderá dizer que nunca existiu razão na mágoa deste artista rebelde, sem vocação para seguir os códigos sociais que regulam o mercado do disco e, em última instância, a própria vida em sociedade?

Quase todos os obituários de Cassiano destacam, com razão, o fato de o artista ter sido um dos autores de Primavera, balada soul que se tornou um hit de todas as estações românticas desde que foi apresentada em 1970 pelo vozeirão grave de Tim Maia (1942 – 1998) no primeiro álbum deste cantor e compositor carioca, irmão musical de Cassiano.

Primavera é canção de Cassiano com Silvio Roachel, também parceiro do gênio em Eu amo você, outro petardo romântico disparado por Tim Maia nas paradas de 1970. Mas Cassiano foi bem mais do que o coautor de Primavera e do que o compositor inventivo de outras duas memoráveis baladas, A lua e eu (1975) e Coleção (1976), únicos dois sucessos do artista, como cantor, na carreira que perdeu (im)pulso a partir dos anos 1980.

Parcerias do compositor com Paulo Zdanowski, A lua e eu e Coleção chegaram às rádios no embalo das propagações dessas canções nas trilha sonoras das novelas O grito (TV Globo, 1975 / 1976) e Locomotivas (TV Globo, 1977), veículos fundamentais para popularizar a voz e a refinada musicalidade de Cassiano.

Para entender a assombrosa musicalidade de Cassiano, é preciso ouvir com atenção os três primeiros álbuns lançados pelo artista em carreira solo nos anos 1970 – Imagem e som (1971), Apresentamos nosso Cassiano (1973) e Cuban soul – 14 kilates (1976) – para descobrir os intrincados caminhos harmônicos que ele desbravou quando ainda pavimentava a estrada do soul e do funk brasileiros, aberta por Cassiano ao lado de contemporâneos como Hyldon e Tim Maia.

Com o baiano Hyldon e com o irmão Camarão, Cassiano integrou no fim dos anos 1960 a formação original do grupo carioca Os Diagonais, uma das pedras fundamentais da black music nacional.

A atuação de Cassiano n'Os Diagonais – grupo com o qual gravou somente o primeiro álbum, Os Diagonais (1969), tendo partido antes da feitura do segundo, Cada um na sua (1971), pela natureza inquieta – simbolizou a evolução do som experimentado por Cassiano como violonista do Bossa Trio, grupo carioca de samba-soul-jazz surgido em 1964 no rastro da proliferação dos conjuntos de samba-jazz devotos da bossa nova.

Embora a causa da morte de Cassiano permaneça desconhecida, consta que ele morreu do coração, sobrecarregado pelo tratamento de doença pulmonar que se agravara em abril.

E é simbólico que o coração de Cassiano – pote-até-aqui-de-mágoa por ter tido a genialidade reconhecida somente por ilustres admiradores como Ed Motta e Claudio Zoli (e por críticos musicais que nunca mandaram no gosto popular) – tenha parado definitivamente no momento em que o próprio Brasil está na UTI.

E talvez não seja mera poesia afirmar que o coração de Cassiano veio parando aos poucos desde 1978, ano em que o cantor precisou retirar parte do pulmão e ano em que a diretoria da gravadora CBS abortou a edição do quarto álbum do artista.

Com arranjos do pianista Dom Charles para músicas então inéditas como Soul divinal e Viver de amor, esse álbum perdido no tempo poderia ter dado continuidade à discografia solo de Cassiano.

Obra que somente foi retomada – após o artista atravessar os anos 1980 com apenas um (obscuro) single lançado em 1984 com as músicas autorais Amor imenso e Te dando mole, Zé – em 1991 com álbum Cedo ou tarde, produzido pela mesma gravadora (então já renomeada Sony Music) que abortara o disco de 1978.

Com elenco estelar que incluiu Djavan e Marisa Monte, entre outros admiradores, o álbum Cedo ou tarde reapresentou o cancioneiro de Cassiano com uma ou outra música inédita, caso de Rio best-seller.

Sem o controle da direção musical do disco produzido por Liber Gadelha (1957 – 2021), Cassiano ficou descontente com o resultado final deste álbum reverente e, não por acaso, o cantor nunca mais gravou disco desde então, tendo permanecido recluso e arisco ao longo dos últimos 30 anos em apartamento na zona sul do Rio de Janeiro (RJ).

Consta que nunca parou de fazer música, mas pareceu querer esconder essa música do Brasil que o relegou a um amargo e injusto ostracismo nessas três décadas, momentaneamente quebrado pela mídia em 2000, ano em que o discípulo Ed Motta apresentou a compilação Coleção, produzida com capricho por Ed com 14 joias tiradas dos três álbuns lançados por Cassiano entre 1971 e 1976.

Como Ed Motta, aliás, Cassiano sempre enfrentou problemas com executivos de gravadoras porque a indústria fonográfica do Brasil sempre pressionou cantores e compositores de funk e soul para embranquecer e adocicar, com o padrão então vigente das FMs, uma música negra pela própria natureza.

Cassiano jamais aceitou o jogo dessa indústria. Mas pagou preço alto pela rebeldia e teve a voz calada décadas antes de ela efetivamente silenciar no leito de hospital público carioca, em outra cena triste do perverso enredo nacional de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário