segunda-feira, 17 de maio de 2021

INDIANOS CONTAMINADOS EM SAO LUIS PREOCUPAM AUTORIDADES E POPULAÇÃO


Secretaria de Saúde do Maranhão, através de Nota, confirmou oficialmente que a capital maranhense já possui pelo menos três indianos internados com Covid-19.


Os indianos estão internados no Hospital UDI e estavam no navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que encontra-se em quarentena (área de fundeio) no Maranhão para isolamento dos demais tripulantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os tripulantes da embarcação já foram testados. A preocupação é que os indianos possam estar contaminados com uma nova variante que atingiu a Índia. A nova variante indiana seria mais contagiante. Veja abaixo a Nota da SES.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste domingo (16), uma equipe técnica inspecionou o navio “MV SHANDONG DA ZHI” para avaliação clínica dos tripulantes, coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Toda tripulação foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.

Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada.

Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade do Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário