domingo, 9 de abril de 2023

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE E O PERIGO DO EXCESSO

 

A Páscoa é a data favorita de quem ama chocolate. Afinal é nessa época que novas opções do doce surgem no mercado, incluindo os tradicionais ovos de chocolate que a cada ano trazem novas combinações de sabores. E vamos combinar que degustar um chocolatinho é mesmo uma delícia.

Por outro lado, o apelo da data também pode levar a um exagero no consumo do alimento, o que é prejudicial à saúde. Sem falar que, em tempos de coronavírus e isolamento social, a ansiedade muitas vezes reflete em hábitos alimentares nada saudáveis, como o consumo excessivo de açúcar.

Dessa forma, é legal conhecer os riscos do consumo em excesso do chocolate, mas também os benefícios que pode trazer para o organismo quando ingerido com moderação. Confira as informações que selecionamos e veja como aproveitar melhor uma das partes mais gostosas da Páscoa! 

RISCOS DO CONSUMO DE CHOCOLATE EM EXCESSO

Quando o assunto é o consumo exagerado de chocolate, engana-se quem pensa que o único risco à saúde é o aumento de peso. Na verdade existem outros distúrbios relacionados, como o aumento da glicemia. Em muitos casos também podem ocorrer irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Além disso, a grande quantidade de gordura presente no doce pode provocar diarreia.

As crianças merecem cuidados redobrados. Para elas, o consumo de chocolate deve ser ainda mais controlado, sendo que o ideal é não oferecer o doce antes dos três anos de idade. Outra dica é não ultrapassar o consumo máximo de 40 gramas de chocolate ao dia. Aconselha-se que os pais dividam, por exemplo, um ovo de 300 gramas em oito partes e que permitam que a criança consuma no máximo um desses pedaços por dia.

Outro alerta é em relação aos chocolates diet, que muitas vezes podem ser até mais calóricos que as versões tradicionais, devido ao alto teor de gordura. Vale lembrar que a indicação do produto é para pessoas que fazem controle ou substituição de açúcar, como as portadoras de diabetes, e não para quem segue uma dieta com restrição calórica.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

Para quem não dispensa um chocolatinho, a boa notícia é que o alimento pode ser benéfico para a saúde quando consumido com moderação. Entre as principais propriedades do doce temos:

1) O chocolate possui ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e que, se consumido em quantidades moderadas, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL);

2) O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontradas no vinho tinto;

3) Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular;

4) O doce também é considerado um antidepressivo natural e pode evitar os sintomas da TPM – Tensão Pré Menstrual;

5) O chocolate possui alto teor energético e pode ser uma boa fonte de energia para a prática de exercícios, desde que você opte pelas opções com maior teor de cacau e não o consuma como alimento principal.

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS MAIS COMUNS DE CHOCOLATE

Chocolate Amargo e Meio Amargo

Embora muita gente confunda o chocolate amargo com o meio amargo, é importante destacar que existe uma diferença. A primeira versão traz muito mais cacau em sua composição – cerca de 80% da fórmula total – e não há adição de leite, o que justifica sua coloração mais escura.

Já o chocolate meio amargo, também com uma cor mais intensa, é cerca de 50% composto de cacau e é mais suave do que o anterior, pois é feito com um pouco de açúcar. De qualquer forma, ambas as opções são perfeitas para quem procura manter uma dieta com baixa ingestão de açúcar.

Chocolate ao Leite

É um dos chocolates mais consumidos no Brasil. Sua receita inclui licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado, resultando em um sabor mais adocicado que o amargo e o meio amargo. Por conter mais quantidade de açúcar, não é a melhor alternativa para quem quer fazer uma escolha mais saudável.

Chocolate Branco

Uma mistura de açúcar, leite, manteiga de cacau e lecitina. Nesta receita não entra o fruto ou semente de cacau, o que explica a cor branca. Possui o maior teor de gordura e açúcar na comparação com os anteriores, sendo uma das opções mais calóricas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário