segunda-feira, 10 de abril de 2023

PONTO DE VISTA - 300 OBRAS EM 100 DIAS - POR CARLOS BRANDÃO

 

Por Carlos Brandão

Quando nos propomos a uma meta e conseguimos cumpri-la, celebramos a conquista. Natural em qualquer situação, não é mesmo? Imaginem, então, quando se trata de um compromisso firmado com cerca de 7 milhões de pessoas. Entregar 300 obras e serviços, nos primeiros 100 dias de governo, foi o nosso primeiro grande desafio. Tudo muito bem planejado com nossa equipe; que desde o resultado das eleições, sob nossa orientação, se empenhou em elaborar um plano de ação que contemplasse o maior número de cidades possível nesse primeiro momento. A essa equipe; aos prefeitos e prefeitas; aos vereadores e vereadoras; aos deputados estaduais e federais; aos prestadores de serviço envolvidos e a todas e todos que se dedicaram a essa missão: os meus sinceros agradecimentos.

Uma agenda de obras, ações e serviços é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso estado e para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. Elas têm um impacto direto na vida das pessoas. Proporcionam melhores condições de mobilidade, acesso a serviços básicos e desenvolvimento econômico. Além disso, a execução de obras públicas contribui para a redução das desigualdades sociais, ao levar infraestrutura e serviços para regiões mais carentes. E tratamos, ainda, como um fator determinante para atração de investimentos, estímulo da economia e geração de empregos.

Sempre encaramos esses primeiros 100 dias – eu e o vice-governador Felipe Camarão –  como uma etapa difícil a ser vencida. E que se tornou ainda mais, por conta das intempéries climáticas que muitas cidades nossas ainda enfrentam. Além disso, esse é um período de expectativa em que a população e os setores da sociedade civil observam com atenção as ações do novo governo. No entanto, tratamos como uma oportunidade para demonstrarmos nossa capacidade de liderança, de diálogo com diferentes setores e de tomada de decisão. Sabemos da importância de apresentarmos propostas e prioridades para a população e para os demais poderes, a fim de estabelecermos uma relação construtiva e garantirmos a implementação das medidas necessárias para o desenvolvimento do estado. Então, escalamos nossa equipe, definimos as prioridades e colocamos em prática as medidas necessárias para atingir os objetivos traçados.

Fomos a campo para cumprir o primeiro dos compromissos e entregar o equivalente a três obras a cada dia. Inauguramos Núcleos da Defensoria Pública; areninhas esportivas; recuperamos estradas vicinais e intermunicipais; construímos pontes, escolas, hospitais, ginásios, quadras cobertas, Procons, praças e parques; urbanizamos beira-rios; entregamos sistemas simplificados de abastecimento de água; levamos policlínicas e a Clínica Sorrir ao interior do estado; pavimentamos quilômetros de ruas – umas com asfalto e outras com bloquetes produzidos por nossa população carcerária; reformamos muitos prédios, onde funcionam Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a Casa TEA+, faculdades da nossa Universidade Estadual e unidades de segurança. Construímos complexos policiais e um Centro de Referência da Mulher Negra; além do Centro de Referência em Economia Solidária. Foram tantas obras que tivemos que nos dividir para inaugurá-las. Umas entregues por mim. Outras pelo Felipe Camarão. Algumas tiveram placas descerradas por nossos secretários. O mais importante é que vencemos a maratona e população está sendo atendida. A boa notícia é a que estamos apenas no início da missão.

Assim como nos dedicamos, intensamente, nesses primeiros 100 dias, multiplicaremos também nossos esforços, nossos programas, nos próximos cerca de 1.400 que ainda estão pela frente. Nosso governo comemora as primeiras 300 obras, serviços e ações renovando o compromisso de seguir trabalhando para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário