quarta-feira, 12 de novembro de 2014

NESTA 4ª, UM ROBÔ VAI POUSAR PELA PRIMEIRA VEZ NUM COMETA



A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) realiza os últimos ajustes para um momento histórico. Hoje, uma sonda pousará num cometa pela primeira vez.
 
A espaçonave em questão é a Rosetta e o astro, o 67P/Churyumov–Gerasimenko. Na noite de ontem, a ESA teve alguma dificuldade em ativar o Philae, robô envolvido na operação. Mas parece que tudo foi resolvido e o robô já está a postos.
 
"Estamos prontos e sem preocupações", afirmou em nota divulgada pela ESA Andrea Accomazzo. Diretor de voo da Rosetta, ele deve coordenar os procedimentos daqui da Terra.
 
Como será
 
Após ter percorrido 6,5 bilhões de quilômetros de distância nos últimos 10 anos, a Rosetta se encontra a cerca de 20 quilômetros do cometa 67p/Churyumov–Gerasimenko neste exato momento.
Hoje, quando os relógios marcarem 7h03 em Brasília, a sonda lançará o Philae no espaço.
 
Com cerca de 100 quilos e parecido com uma geladeira, o robô deve levar cerca de 7h para cumprir o percurso entre a Rosetta e o cometa, que fica envolto numa atmosfera de sulfeto de hidrogênio, amoníaco e formaldeído . 
Arpões e parafusos serão usados pelo Philae para se prender ao 67P/Churyumov–Gerasimenko. Depois disso, o robô fará análises da composição e estrutura do cometa. 
 
Por meio de ondas de rádio, o Philae encaminhará as informações obtidas ao centro de operações da ESA em Darmstadt, na Alemanha. O robô tem bateria com duração com carga para operar por dois dias e meio. 
 
A missão será transmitida pelo site da ESA e está avaliada em 1,3 bilhão de euros. Com ela, os cientistas pretendem descobrir mais informações ligadas ao surgimento do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos.
 
Eles acreditam que, por terem aparecido na mesma época, os cometas podem conter dados importantes sobre esse acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário