quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TARDELLI MARCA, ATLÉTICO VENCE CRUZEIRO NO MAIOR CLÁSSICO DA HISTÓRIA E É CAMPEÃO




Após vencer a partida de ida por 2 a 0, a equipe alvinegra bateu novamente o maior rival nesta quarta-feira, no Mineirão, desta vez por 1 a 0, e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.
Além disso, encerrou o ano sem perder nenhuma vez para o adversário.
O herói da partida foi o centroavante Diego Tardelli, que, curiosamente, ainda não havia marcado nenhuma vez no torneio mata-mata. Aos 47 do primeiro tempo, ele cabeceou com precisão um cruzamento certeiro de Dátolo e colocou nas redes de Fábio, que nada pode fazer.

Foi o 110° gol do camisa 9 com a camisa alvinegra.
No Mineirão, os cerca de 1,8 mil torcedores atleticanos fizeram a festa, que contrastou com a tristeza dos mais de 40 mil cruzeirenses que foram ao estádio na esperança da virada.
O título da Copa do Brasil coroa o segundo ano seguido de sucesso atleticano. Em 2013, a equipe havia conquistado a Copa Libertadores, que se somou aos títulos da Recopa Sul-Americana e agora da Copa do Brasil em 2014.
A Copa do Brasil, aliás, foi o segundo título conquistado pelo Atlético em cima do Cruzeiro em 2014. No início do ano, o "Galo" ganhou o Campeonato Mineiro em cima da "Raposa", com dois empates por 0 a 0 nas finais.
Essa é também a segunda conquista nacional da história alvinegra, que tem também a taça do Campeonato Brasileiro de 1971.
Aos cruzeirenses, resta ainda comemorar a segunda conquista seguida do Campeonato Brasileiro, ratificada no último domingo com a vitória por 2 a 1 sobre o Goiás.
Os rivais de Belo Horizonte, inclusive, já estão classificados para a Copa Libertadores do ano que vem, como detentores dos títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil.
O jogo
O Atlético começou melhor em campo, e perdeu duas ótimas chances de abrir o placar logo no início. Aos 7 minutos, Luan cruzou da esquerda e o centroavante Diego Tardelli, praticamente livre na pequena área, perdeu. 5 minutos depois, Marcos Rocha recebeu ótima enfiada de bola e saiu cara a cara com Fábio, mas foi abafado pelo goleiro cruzeirense. No rebote, Tardelli mandou na rede, mas pelo lado de fora.
Depois disso, o Cruzeiro acordou e respondeu com Ricardo Goulart. Aos 15, ele recebeu ligação direta de Fábio e entrou na área e boa condição para finalizar, mas viu seu chute sair torto, à direita do gol de Victor. Um minuto depois, Diego Tardelli tentou de fora da área, mas viu Fábio agarrar firme, sem dar sobre.
E parecia que não era a noite do principal atacante atleticano. Aos 24 minutos, ele teve outra chance de ouro, desta vez em um cruzamento da esquerda. Mais uma vez desmarcado, quase na marca do pênalti, ele deu de coxa e acabou isolado quase na arquibancada. Pouco depois, Nílton tentou de bicicleta para o Cruzeiro, mas também mandou longe.

Depois disso, o jogo caiu um pouco de ritmo, com muitos erros de passe, até os 40 minutos, quando o argentino Dátolo tentou cruzamento, mas por pouco não viu seu lance morrer no fundo das redes de Fábio, que não cortou. No lance seguinte, Maicosuel, que entrou no lugar do lesionado Luan, invadiu pela direita e foi parado por Fábio, mas o rebote sobrou para Dátolo. O gringo tinha a meta praticamente livre, mas chutou por cima do gol.
Quando parecia que os rivais iriam para o intervalo no 0 a 0, brilhou a estrela de Tardelli. Aos 47 minutos, ele recebeu ótimo cruzamento da direita de Dátolo e, desta vez, não perdoou. Com um leve toque de cabeça, ele colocou no fundo do barbante e marcou seu primeiro gol na Copa do Brasil, justamente na final.
No retorno dos vestiários, o Atlético por pouco não ampliou logo aos 6 minutos: Douglas Santos centrou da esquerda e Maicosuel, completamente livre no segundo poste, deu uma de zagueiro e mandou pra fora.
A resposta celeste veio aproximadamente 10 minutos depois, quando a bola sobrou limpa para Ricardo Goulart, na lateral da pequena área. O meia-atacante chutou forte, mas novamente sua finalização foi para fora.
Precisando desesperadamente de quatro gols para ficar com o título, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, mandou seu time ao ataque, colocando Dagoberto no lugar do inoperante Willian e ousando na troca do defensivo lateral direito Ceará pelo meia Júlio Baptista.
No entanto, foi o "Galo" que quase fez mais um: aos 31 minutos, Dátolo encheu o pé em cobrança de falta e viu a bola explodir no travessão de Fábio, que já estava batido no lance.
O clássico, porém, não poderia terminar sem ao menos uma cena lamentável. Aos 40 minutos, Leandro Donizete fez falta violenta em Dagoberto e foi expulso direto pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira. Foi a senha para que fosse iniciada uma confusão entre atletas das duas equipes, inclusive com entrada da Polícia Militar em campo. Após alguns segundos, todavia, a situação foi controlada, e a partida seguir normalmente.
A partir daí, o Atlético só tocou a bola e esperou o tempo passar para comemorar pela primeira vez na história a conquista da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Copa do Brasil 2014 - Final - Volta
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 26 de novembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Asp. Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa/SP) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Willian (CRU); Dátolo, Leonardo Silva, Rafael Carioca, Maicosuel e Luan (ATL)
Cartão vermelho: Leandro Donizete (ATL)
GOLS
ATLÉTICO-MG: Diego Tardelli, aos 47 minutos do primeiro tempo
CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Júlio Baptista), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (Willian Farias), Nílton, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Marcelo Moreno Técnico: Marcelo Oliveira
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Pierre), Dátolo e Luan (Maicosuel); Diego Tardelli e Carlos Técnico: Levir Culpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário