terça-feira, 11 de novembro de 2014

DE OLHO EM 2015, FLA AGILIZA PLANEJAMENTO E DESEJA ELENCO COM 'PERFIL DE G4'


Na planilha dos matemáticos, 2014 já passou para o Flamengo. Os cálculos apontam que os 44 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro afastaram qualquer chance de rebaixamento. Por isso, o clube começa a dar mais ênfase no planejamento para a próxima temporada. As reuniões no departamento de futebol com esse objetivo têm sido realizadas semanalmente. E uma meta está traçada: estar entre os cinco melhores elencos brasileiros para o próximo ano.
Em 2014, a expectativa era grande. Título da Copa do Brasil nas costas, volta à Libertadores. Mas o planejamento naufragou. O time caiu na primeira fase da competição mais importante do ano, viveu momentos claudicantes no Brasileiro e acabou elminado com goleada na Copa do Brasil.
"Ano passado fomos para a Libertadores e o resultado mostrou que a gente não montou um time competitivo para a competição. A gente tem de montar um time competitivo para o ano que vem. Futebol é competição. Se existem cinco ou seis equipes melhores, temos de tentar montar um time que se encontra no perfil de G4, G5", disse o vice de futebol do clube, Alexandre Wrobel.
Contratações, dispensas e avaliação de erros cometidos em 2014 estão em pauta nas reuniões semanais de Wrobel com comissão técnica. Ainda sem o orçamento do próximo ano pronto, o clube não sabe o valor exato, mas entende que o fôlego para investir será um pouco maior. Sem qualquer acerto, as sondagens têm sido realizadas baseadas em indicações apontada por Vanderlei Luxemburgo. O técnico, aliás, ainda não assinou o contrato até o fim de 2015, mas está garantido no cargo.
"Vanderlei tem participado de tudo. Agora com a o fim de nossa participação na Copa do Brasil e praticamente o fim de qualquer risco no Brasileiro é possível que a gente comece a dar uma agilizada. Temos papos, conversas. Para possibilitar o reforço do time, temos de buscar alternativas", completou Wrobel.
Permanências avaliadas
Antes de trazer novos reforços, o departamento de futebol analisa as possíveis permanências de quem já está no clube. No fim deste ano, os contratos de sete jogadores (Léo Moura, Chicão, Nixon, Marcelo, Arthur, Márcio Araújo e João Paulo) chegam ao fim. Já houve avaliação de quem deve continuar, mas como a temporada ainda não chegou ao fim os nomes são mantidos em sigilo. Ninguém, no entanto, foi chamado para conversar sobre a permanência.
Internamente há quem veja a eliminação na Copa do Brasil como uma chance de fazer uma reformulação encarada como necessária já no fim de 2013. Mas, por conta da conquista da competição nacional, houve ressalvas e alguns nomes foram mantidos para esta temporada. Desta vez, sem a taça, a possibilidade de corte não encontra entrave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário