quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PROJETO DE MARTA SUPLICY É DISPUTAR PREFEITURA DE SÃO PAULO


 
A demissionária ministra da Cultura, Marta Suplicy, de 69 anos, não esconde que deseja ser candidata a prefeita de São Paulo em 2016. Já teria avisado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está disposta, inclusive, a disputar prévias com o atual prefeito Fernando Haddad. O problema é que o PT trabalha para que Haddad dispute a reeleição e hoje essa tendência é majoritária no partido, segundo o presidente municipal do PT, Paulo Fiorilo. Sabendo dessa disposição do PT, Marta estaria cogitando até deixar o partido para disputar a prefeitura.

A disposição de lutar pela candidatura à prefeitura de São Paulo se consolidou com a derrota do ex-ministro Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, com pífios 18% dos votos, amargando um terceiro lugar, numa eleição vencida com facilidade pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). No começo do ano, Marta queria ser a candidata ao governo, mas foi convencida por Lula de que teria que ceder a vez para Padilha. Lula errou na escolha do nome, e Marta achou que poderia ter feito melhor.

A ex-ministra considera ter um potencial de votos maior do que qualquer outro petista e que teria chances de voltar à prefeitura, que já administrou de 2001 a 2004, embora não tenha conseguido se reeleger, derrotada pelo tucano José Serra.

Se depender dos petistas, no entanto, essa disposição de Marta não terá eco no partido. Paulo Fiorilo diz que o PT entende que a reeleição de Haddad “é fundamental” para o projeto do partido em São Paulo.

— Marta é um grande quadro, mas, neste momento, o mais correto para o PT é a reeleição do prefeito Haddad. A avaliação do prefeito vem melhorando, ele vem dialogando bem com a população e o mais natural é a sua reeleição — disse Fiorilo, para quem o objetivo do partido é que o processo da reeleição seja obtido por consenso, sem prévias, como desejaria Marta.

Marta não está obtendo apoio nem entre os vereadores historicamente ligados a ela, como Antonio Donato e José Américo, que foram seus secretários na prefeitura. Ontem, esses vereadores divulgaram uma nota oficial dizendo que apoiam a reeleição de Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário