quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MARTA SUPLICY DEIXA MINISTÉRIO DA CULTURA E PEDE A DILMA EQUIPE ECONÔMICA INDEPENDENTE




Marta Suplicy (PT), em foto de arquivo, em São Paulo. 05/10/2008
 
A petista Marta Suplicy formalizou na manhã de ontem,  terça-feira seu pedido de demissão do cargo de ministra da Cultura entregando carta ao Palácio do Planalto, na qual também desejou que a presidente Dilma Rouseefff seja “iluminada” ao definir a composição de seu novo ministério e escolha uma equipe econômica “independente”.

“Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país”, disse Marta.

“Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera.”

O "desejo" expresso por Marta surge num cenário de fraco crescimento econômico, inflação alta, contas públicas deterioradas e contínuas críticas sobre a política econômica de Dilma.

Reeleita para um novo mandato, a presidente anunciou durante a campanha que o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, não participará do novo governo, gerando grande expectativa sobre o novo titular do ministério.

Marta, que retorna ao Senado para exercer seu mandato até 2018, foi uma das apoiadoras do movimento “Volta Lula” dentro do PT para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse do candidato do PT à Presidência neste ano, no lugar de Dilma.

5 COTADOS PARA SUBSTITUIR MARTA NO MINISTÉRIO DA CULTURA. SARNEY É O MAIS FORTE


Com o pedido de demissão de Marta Suplicy, feito nesta terça-feira, começam as especulações sobre quem será o novo escolhido de Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Cultura. 

Marta Suplicy assumiu a pasta em setembro de 2012, no lugar da então ministra Ana de Hollanda. Agora, volta a ocupar sua cadeira no Senado onde cumpre mandato até o final de 2018. 
 
Juca Ferreira, José Sarney, Ângelo Oswaldo e Marco Aurélio Garcia são alguns dos cotados para assumir a pasta. Os nomes foram listados pelos jornais O Globo e pelo Estado de S. Paulo.  De todos, Sarney é o único que nunca atuou diretamente na área de cultura. 
 
Juca Ferreira já esteve no comando da pasta durante o governo Lula, entre 2008 e 2011. Atualmente, Ferreira é secretário municipal de Cultura de São Paulo. Ele licenciou-se do cargo para coordenar a área de cultura da campanha da presidente à reeleição. 
 
Já Â ngelo Oswaldo é o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e amigo de juventude de Dilma Roussef. Oswaldo foi prefeito de Ouro Preto três vezes:  de 1993 a 1996, de 2005 a 2008 e reeleito para o período entre 2009 e 2012.
 
Marco Aurélio Garcia, que hoje é assessor especial da Presidência, foi secretário de Cultura de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004.
 
Outro nome recorrente na lista de apostas é o da deputada federal reeleita Jandira Feghali (PC do B). Ela é aliada do governo em questões culturais e já foi presidente da Comissão Mista de Cultura do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário