domingo, 3 de dezembro de 2023

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO


VOCAÇÃO - A CHAVE DO SUCESSO

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas. O sentido da vida tem ligação com a capacidade de reconhecer os talentos naturais que possuímos. Aquelas habilidades singulares que surgem espontaneamente de nós mesmos sem tanto alarde nem especializações. Simplemente estiveram aí o tempo todo e ainda persistem. A verdade é que vivemos de costas para nossos talentos e não percebemos. Precisamos saber se estamos desenvolvendo esses talentos: Se você estiver disposto a pagar para fazer o que está fazendo; se as coisas que você faz bem e gosta de fazer surgiram naturalmente mais do que por aprendizagem; se quando voce está fazendo o que mais gosta, as pessoas se aproximam de você em vez de se afastarem, esse é o seu talento natural, uma capacidade guiada pela paixão que vem de dentro e se reúne com os demais talentos. Isso não tem nada a ver com dinheiro ou riqueza, mas com viver faliz. Na vida nunca podemos nos resignar e viver infelizes. A autorrealização é um direito que você tem pelo simples fato de haver nascido. Se você tem a convicção de estar trabalhando com algo de que verdadeiramente não gosta, ou sente que está subutilizado, enfrente o fato e busque o que gosta. Não importa quantas obrigações você tenha, abra o leque de possibilidades. Não é que você tenha que ser irresponsável, é que você não deve se dar por vencido. Mande currículos a Deus a ao homem, apenas Eles podem ajudar você. Leia as estrelas do céu e os classificados da terra. Fale com os amigos. Conte ao mundo inteiro quem é você e para o que você serve. Diga para qualquer pessoa quais são os seus talentos. mostre-os como se você estivesse vendendo qualquer coisa numa feira. Procure escavar no passado para resgatar aquela velha paixão que você tinha aos 9 anos de idade ou durante a adolescência. Se você puder trabalhar com ela, então transforme-a numa paixão alternativa. Retome-a. Arranje tempo para aquela atividade que você adora e que não lhe cansa. Não pense se você a faz bem feita ou mal feita. Isso não importa. O importante é que goste e se divirta intensamente. Você gosta de pescar? Pois tire um dia e vá. Se o seu marido ou a sua esposa, amiga ou namorada dizem que o que você faz não gera lucro algum, diga a eles que as pessoas não valem pelo que tem, mas pelo que são. Jesus  Cristo, Sócrates, Gautama e Gandhi viveram felizes sem que necessariamente buscassem os bens materiais que a mairoria deseja. Não que possuir objetos valiosos seja ruim, tê-los ou não os ter, não é importante. Pois não são os objetos que o homem possui que o torna feliz, mas é como o possui. 

Se alguém com quem você convive faz cara feia toda vez que você decide praticar o seu passatempo, ignore-a. A paixão não é negociável. Coloque o seu talento para rodar. Ele é seu. Pertence a você como seus olhos e sua boca. Não peça permissão para realizar um talento, esse pedido pode ser negado, realize. Não justifique e nem convença ninguém, faça, pois pode ocorrer que a pessoa para quem você peça permissão não esteja pensando como você. Inscreva-se num curso qualquer que lhe traga prazer: Jardinagem, confeitaria, estética, oratória, dança, canto etc. Se você escolher jardinagem, comece a mimar toda planta que você plantar ou encontrar, você irá descobrir que elas se parecem com você em alguns pontos. Se você gosta de música, daquela que você ouve desde criança e nunca prestou atenção para a sua mensagem na letra, ouça agora com mais atenção e descubra a lição. Tem uma que eu gosto muito: Paciência, de Lenine, mas procure a sua, essa é a minha. Mexa-se, caso você não mantenha em forma os seus talentos, eles irão se enferrujar. Não existe tratamento para a ferrugem. A maioria das pessoas perambula de um lado para outro tentando sobreviver. Esse não é o caminho. Busque no seu interior, esse é o mais perfeito planeta do universo. Faça a sua singularidade brilhar. Se você a reprimir, perderá muito mais do que uma oportunidade. Estamos falando da sua vida. Não importa quanto sucesso você faz ou tenha. Pouco importa quanto sua pequena empresa faturou e se você conseguiu cumprir as metas. Se você não for uma pessoa verdadeira conectada com sua própria alma, somente será uma desprezível imitação. Então faça o seguinte: Volte à sua infância e resgate a mais antiga e obstinada capacidade. Traga-a até o presente, coloque-a para funcionar trabalhando intensamente, e aproveite, sem limitações, o êxtase de quem tem um brinquedo pela primeira vez.



6 comentários:

  1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Descobrir inspiração nas entrelinhas das letras é uma demonstração de conhecimento interior; que beleza!

    ResponderExcluir
  3. Em tempos de padronização de tinta e pele, cabelo e barba, narrativas fantasmagóricas travestidas de ideias, metodização de comportamentos sociais e antissociais, eis que o Dr. Erivelton Lago faz nascer uma ode à singularidade a partir das autênticas paixões. A quais deuses nós insultamos quando não somos legítimos no mundo?

    ResponderExcluir