quarta-feira, 22 de março de 2023

MUNICIPIOS ATINGIDOS PELAS FORTES CHUVAS TEM APOIO DO GOVERNO FEDERAL

 


Uma comitiva do Governo Federal, integrada pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pelo secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, veio ao Maranhão no dia de ontem, terça-feira (21). Eles viram de perto a situação dos municípios atingidos por chuvas intensas nos últimos dias e se colocaram à disposição para apoiar as ações de resposta e de atendimento à população afetada.

Acompanhada do governador Carlos Brandão, a comitiva fez uma vistoria na cidade de Santa Luzia do Tide, onde um deslizamento de terra deixou dois mortos. Eles ainda sobrevoaram as cidades de Trizidela do Vale, Pedreiras e Barragem das Flores. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cerca de 400 famílias estão desabrigadas e 340 desalojadas. Seis pessoas morreram devido às fortes chuvas, sendo duas em Santa Luzia do Tide, três em Açailândia e uma em Arame.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o empenho do Governo Federal em apoiar os municípios atingidos. “Infelizmente, são muitas famílias desabrigadas que precisam desse suporte, da mão amiga do Governo Federal. Não queremos deixar ninguém desamparado”, destacou.

Estamos aqui em uma missão em nome do presidente Lula para prestar nossa solidariedade aos 33 municípios atingidos e ao governo do Maranhão. Todas as regiões do Brasil, seja por estiagem, chuvas intensas ou enchentes, entre outros desastres, têm recebido desde a primeira hora o apoio integral do Governo Federal. Nós estamos colocando a Defesa Civil Nacional na definição dos planos de trabalho, seja para ajuda humanitária ou reconstrução de danos materiais, como pontes e estradas”, ressaltou o ministro Waldez Góes.

REFORÇO – Hoje, quarta-feira (22), seis integrantes do Grupo de Apoio ao Desastre (Gade) chegarão ao Maranhão para auxiliar nas ações de socorro e para dar suporte aos municípios atingidos na elaboração dos planos de trabalho necessários para a solicitação de recursos federais para as ações de defesa civil.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que o governo do estado está dando apoio às famílias desabrigadas pelas chuvas. Ele também agradeceu o apoio do Governo Federal. “Somos muito gratos com a presença, neste momento, dos ministros e de pessoas qualificadas para lidar com situações de desastres como essa que atingiu nosso estado”, comentou.

Por sua vez, o prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Bale, agradeceu a ida do Governo Federal ao Maranhão. “Essa visita é necessária para fazer a vistoria e o acompanhamento sobre a real situação que se encontra o nosso município, tendo em vista as fortes chuvas que caíram nas últimas semanas, aumentando o volume do rio e inundando diversas residências, deixando várias famílias fora dos seus lares”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário