segunda-feira, 27 de março de 2023

PONTO DE VISTA ' AS ÁGUAS DE MARÇO- POR CARLOS BRANDÃO

 

Por Carlos Brandão

Nos últimos dias, todos nós temos acompanhado o drama que muitas famílias maranhenses têm vivido com as enchentes. Até o momento, 49 cidades já se encontram em Situação de Emergência. As águas de março vieram de forma intensa, causando enormes prejuízos em algumas regiões, afetando direta e indiretamente mais de 31 mil famílias, deixando quase 6 mil delas desabrigadas. Sempre estivemos alerta ao que poderia acontecer. Nossa determinação foi de que antecipássemos os acontecimentos. Exatamente por isso, criamos, ainda em janeiro, o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), para promover medidas de prevenção e reparação de danos causados pelas chuvas.

De lá para cá, muito trabalho iniciado em São Luís, com limpeza de bueiros, ruas e galerias, para que se minimizasse o efeito de possíveis alagamentos. O resultado positivo nos animou e seguimos realizando essas ações. No último domingo, acompanhamos as intervenções preventivas realizadas em pontos de risco, como as galerias nas proximidades do Tropical Shopping, no Renascença; a região do antigo Grêmio Lítero, no Anil; a ponte do rio Paciência, na Maiobinha; além da beira-rio que é interligada a um fluxo de água entre Araçagi e Maioba.

Essa mesma força-tarefa tem atuado em ocorrências nas diversas cidades atingidas pelos temporais. Todas estão sendo assistidas com cestas básicas, primeiros socorros, com ação de realojamento em locais seguros, além do fornecimento de água potável, medicamentos e colchões. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, tem agido tanto preventivamente como emergencialmente. Diante dessa situação de enchentes, equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da Vigilância em Saúde Ambiental, estão realizando serviços de triagem e consultas médicas. Além disso, distribuem frascos de hipoclorito de sódio para purificação da água de consumo humano e análise da água. Nossa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) tem apoiado com ajuda humanitária e alimentar, por meio dos nossos Restaurantes Populares. Em relação à infraestrutura, o governo já está fazendo o levantamento dos danos causados, pelas chuvas intensas, às rodovias que cortam o estado e iniciando as ações de recuperação.

Todos os municípios que sofrem com as chuvas estão sendo assistidos. E, agora, ganhamos o reforço da União. Nessa terça (21), junto com os ministros da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; das Comunicações, Juscelino Filho; e do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; visitamos as regiões afetadas pelas fortes chuvas e pelas enchentes registradas no Maranhão. Os representantes do presidente Lula garantiram total assistência do governo federal ao nosso trabalho, no auxílio às famílias atingidas, inclusive destinando R$ 3 milhões em atenção às vítimas das enchentes. Logo após essa visita, pessoalmente estive em Brasília para levar um relatório da nossa situação.

Enchentes e alagamentos são fenômenos naturais e colocam o Brasil como o sexto país do mundo que mais sofre com catástrofes climáticas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Então, para que não tenhamos perdas maiores – principalmente de vidas –, precisamos do esforço de todos. Nosso governo está completamente empenhado em fazer com que passemos essa turbulência garantindo segurança e total assistência a quem vive nas áreas mais atingidas. Não mediremos esforços para que, apesar dos transtornos, brevemente retornemos à normalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário