quarta-feira, 1 de março de 2023

PONTO DE VISTA- 207 PRISIONEIROS- POR JORGE PASSINHO


Em 2021 foi lançado o filme "07 prisioneiros". Um drama dirigido por Alexandre Moratto, com Rodrigo Santoro, André Abujamra e grande elenco. A película conta a estória de Matheus (Christian Malheiros), um jovem como tantos outros que habitam esse nosso país. Um rapaz humilde, de uma cidade pequena que busca uma vida melhor, assim como ele, outros jovens são seduzidos para trabalharem num ferro velho em São Paulo, aceitam e quando chegam para trabalhar, percebem que foram enganados e caíram no golpe do "trabalho escravo".

Essa semana, mais uma vez, tivemos a vida imitando a arte. Em Bento Gonçalves, 207 trabalhadores foram resgatados em condições análogas a escravidão. A maioria dos trabalhadores eram oriundos da Bahia. Assim como o filme, eles eram seduzidos por uma proposta salarial de $3.000,00, com carteira assinada e com todos os direitos que o trabalhador merece.

Contudo, reproduzindo o filme, as promessas foram feitas de dedos cruzados, todos caíram no mesmo golpe. O que recebiam de fato era:

Comida estragada, 15 horas de trabalho por dia, eram obrigados a comprarem produtos superfaturados no mercado dos patrões, para termos uma idéia, uma simples pasta de dente custava $50,00 e fico imaginando "quanto custava uma garrafa de cana". No final do mês estavam devendo muito mais do que iam receber e com a dívida, ficavam impossibilitados de deixar o "trabalho". Se tentassem se rebelar, eram acariciados com choque elétrico e spray de pimenta.

Ednardo, cantor e compositor cearense, escreveu numa de suas lindas canções:

O sol acordou

e deu um claro bom dia

há quem já o tinha sempre

e a noite continuou sem estrelas

os habitantes dos desesperos

De que adiantou o canto dos poetas, de que adiantou o sonho dos loucos, de que adiantou a coerência dos bêbados?

O homem continuou o mesmo."

Vamos seguir cantando, sonhando e lutando por um país que dê ao filho a dignidade que o homem merece.

 Jorge Passinho.

2 comentários:

  1. E a história se repete, se repete...

    ResponderExcluir
  2. É inconcebível em pleno século 21 ainda termos esse tipo de situação. Precisamos denunciar sim! Parabéns professor Jorge, belo texto.

    ResponderExcluir