quarta-feira, 8 de março de 2017

HOJE É ODIA INTERNACIONAL DA MULHER


Está escrito, é verdade. Diz o velho testamento :A primeira mulher da terra foi Eva, perdendo o posto de mais importante, apenas para Madalena, já aqui no novo testamento.

É público que as mulheres tem um significado importante na história do mundo, seja na arte, na política, na música, na guerra, em tudo.

Todas essas mulheres, desde Eva, passando por Maria madalena, Cleopatra, Joana D’arc, Elisabeth, Marina, Dilma, Roseana, cada uma tem sua importância na história e na estória do mundo.

Quero falar das mulheres de Bacabal. Apesar de antropólogo por conveniência, não consegui descobrir qual a primeira mulher a morar, documentalmente, em nossa cidade. Educacionalmente, tudo começou com as professoras Alice Mendes e Elisa Monteiro, lentes dos mais importantes nomes da vida de nossa cidade. Nas artes plásticas tivemos Dona Anazilde, na poesia Dona Argelina, Cledy Maciel, na música Zeneide Miranda, no esporte a nadadora Zélia Jansem, na comunicação Dalva Lopes, na política, tivemos uma prefeita mulher, a senhora Raimunda Loiola

Bacabal tem a mulher como pivô em toda a sua sustentação religiosa, tem como padroeiras Santa Terezinha e Nossa Senhora da Conceição e ainda tem uma santa legítima, bacabalense da gema, a milagreira Edite. A banda de música é Santa Cecília. 
Bacabal é vitrine para mulheres interessantes, belas, negras, brancas, ruivas, loiras, gordas, magras, jovens, anciãs, mulheres, apenas mulheres, musas das mais belas canções, Marias, Marinas, Conceições, Leidianes, Rosas, Fátimas, Sandras, Cristinas, Auroras, Amélias, Emilias e tantas outras que um só dia seria pequeno para homenageá-las. Hoje é o Dia InterBacabal da Mulher e  quero aqui começar minhas homenagens pela minha mãe, dona Anazilde, que teve o desprazer de nascer preta e pobre nesse país, casou-se e foi abandonada mas trabalhou honestamente e criou eu e minha irmã com toda dignidade.

A mulher tem um dia, o que poderia ser 365 e seis horas, mas, por modismo, faltam datas na folhinha para se comemorar dias... de santo, de todos os santos, de ação de graças, da cultura, das crianças, de finados, da mentira, da música, do compositor, do comerciário, do funcionário público, do motorista, de combate ao tabagismo, de combate a AIDS, do combate ao câncer, do amigo, da raça, da consciência negra, de natal, de ano novo, de carnaval, da paixão e por aí vai, como se comemorar um dia, fosse a solução dos problemas. São tantos os dias, que tem dia que são comemorados vários dias.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, em se tratando de Bacabal, esquecendo a teoria, a história em si, eu posso começar pelas primeiras professoras, Alice Mendes e Elisa Monteiro, a primeira mulher a se eleger prefeita, dona Raimunda Loiola, a primeira compositora de destaque, dona Iranise Lemos, as poetisas, dona Angelina, Kledir Maciel, as vereadoras Doralice Veloso, Maria José Bringel, Maria Suares, Ute Almeida, Liduina, a deputada Graciete Trabulsi.

Vadoca, antigo compositor bacabalense, exaltou em uma de suas canções, as musas da época, Nancy, Dulcinéia, Adelaide, Zenaide e Madian.

Bacabal sempre exaltou e homenageou suas mulheres, a principal rua da antiguidade era Rua Das Três  Marias, a pessoa mais badalada pela meninada era uma prostituta carinhosamente chama de Muda, as loucas Tia Onça, Edite e Chica Doida, as santas padroeiras da terra Santa Terezinha e Nossa Senhora da Conceição, a santa filha da terra a milagreira Edite e até o nome da fruta que dá nome a cidade é feminino, bacaba.

São tantas as mulheres que de uma forma ou de outra escreveram e outras continuam escrevendo a história de Bacabal, que é mais fácil desejar um bom dia e que curtam bem com os seus, pois é melhor do que protestar, refletir, já que, cada mulher tem um mundo, um drama, um problema e hoje, mulherada, é um bom dia pra chutar o balde, armar o barraco, jogar tudo pro ar e acima de tudo, é um bom dia para viver. Vivam, vivam e vivam... Sejam felizes


Hoje é o dia Interbacabal da mulher e para todas as bacabalenses, nossa mais sincera homenagem. Curtam bem esse dia e viva as mulheres bacabalenses.

Sinhá Moça
Léa Waldilena
Irismar facundes
Sheylla Rauel
Conceição Mendes
Dalva Lemos
Eliane Santos
Rísia
Tenilde Teixeira
Fernanda
Cristina "Chicô" Galvão
Francelly

Graciete Trabulsi
Léa Costa
Carmem Lopes
Elvira
Edvana
Sheylla Branco
Irley
Nélia
Gorda Banjo
Thainá
Áurea e Ana Paula Brigel
Renata Paiva e Islávia Brito
Carol
Pretinha Vieira
Janice e Iraide
Tânia Tomaz e Thunna
Andréia Nunes
Luma, Rauel e Beatriz
Janaina
Socorro Lago
Demilde
Dona Eneidina
Lúcia Noleto
Mazé Bringel

Rosemary Maranhão
Jane Eire Nunes
Ana veloso
Nêga Bindô

Zezé e  Doralice Veloso
Vivi
Ellen Rose
Gardênia
Carmem Magalhães
Marina
Carol, Léa, Iris, Janete e Cristina
Graça Almeida, Daciana, Dadá, Dácia e Luciana 
Charllye e Karime Branco
Dona Mary
Kátia paiva
Chica de Otomil
Cláudia Rios
Adélia Branco
Rosário e filha
Dalva e Ana Luiza
Sema e Carol
Luana, Raffaella e Dalva Lemos
Dacilene
Claudinha Castro e lena Marruá
Amanda
Clarice
Dida Maranhão
Cleilde
Telminha e Nonata
Verônica
Marlélia
Ethiane
Jordânia
Sandra
Lígia
Francisca
Walkiria, Ni9dinha e Wédia
Lindú
Cristiane Pinho
Zeneide
Áuila Trabulsi
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário