quarta-feira, 29 de março de 2017

JOTA PINTO PEDE VOTO CONTRA A LISTA FECHADA


Deputado Jota Pinto pede à bancada federal do Maranhão que vote contra a “lista fechada”
Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (28), o deputado Jota Pinto (PEN) criticou a proposta de reforma política que está sendo discutida na Câmara Federal, especificamente sobre a mudança do sistema de votação para lista fechada.
Ele pediu aos partidos que acionem os seus deputados federal para votarem contra a mudança, por entender que votar na lista fechada é rasgar o processo democrático do cidadão votar no candidato. Jota Pinto afirmou, ainda, que entrou com dois requerimentos junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa informando aos 18 deputados federais e aos três senadores do Maranhão o posicionamento do seu partido, o PEN, contrário à proposta de voto da lista fechada.

“Essa lista fechada é você rasgar o processo democrático do cidadão votar no candidato. Eu sei que para chegar a um mandato é através de um partido, mas se você for fazer uma pesquisa se uma pessoa vota num partido ou num candidato, 99% votam no candidato. Se na eleição passada já existisse essa lista fechada, nem 50% dos deputados estariam nesta Casa”, acentuou Jota Pinto pedindo aos seus colegas de Plenário – que têm influência com seus deputados federais e com os senadores – que mobilizem também as câmaras municipais para que elas possam fazer encaminhamentos à Câmara Federal para que  a lista fechada seja rejeitada.
Na opinião de Jota Pinto, caso a votação da lista fechada seja aprovada, quem vai sair lucrando são os grandes partidos e “alguns deputados que estão querendo salvar a própria pele”. Disse também que com a lista fechada o partido vai ficar valorizado e só vão se eleger aqueles que têm poder.
O deputado acentuou que se ocorrer a mudança vai haver confusão, pois aqueles que são eleitos dentro da sua comunidade pelo seu trabalho, jamais chegarão ao parlamento. Jota Pinto disse que isso não pode acontecer num momento importante quando o país passa por dificuldades não só econômicas, mas principalmente, políticas.
“Podem ter certeza que a confusão vai ser maior, por isso, chamo a atenção desta Casa e peço o apoio de todos os deputados e deputadas para que aprovem esse requerimento para que os nossos três senadores e os 18 deputados federais rejeitem a proposta para que esse processo democrático que a população brasileira conseguiu com muito sacrifício, possa ser respeitado A gente não pode pegar mais esse golpe”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário