terça-feira, 14 de março de 2017

POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS APROVA O APLICATIVO “MEU ÔNIBUS”


Praticidade, segurança e economia de tempo. O aplicativo ‘Meu Ônibus’, lançado pela Prefeitura de São Luís, já é utilizado pelos passageiros do transporte coletivo e recebeu total aprovação. A ferramenta informa o horário da chegada do coletivo evitando que as pessoas percam tempo nas paradas. O serviço integra o plano de modernização e melhoria do transporte público da capital, executado pela gestão do prefeito Edivaldo.
“Antes de colocarmos em vigor esta ferramenta, foram realizados diversos estudos e testes para que, ao ser disponibilizado à popualção não houvesse falhas. O aplicativo tem garantida a precisão dos dados ao passageiro e com isso, há economia de tempo e consequentemente, mais segurança. Com esse aplicativo, o prefeito Edivaldo prossegue o plano de requalificação do sistema de transporte e mostra seu comprometimento com a melhoria do serviço ao usuário”, enfatizou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.
O ‘Meu Ônibus’ reúne os dados por meio dos GPS instalados nos mais de 900 ônibus do sistema e indica, em tempo real, o horário de chegada dos coletivos em cada um dos 1.400 pontos de paradas na cidade. A estudante de Direito Maiara Mendes, 21 anos, aprovou o aplicativo ao qual sempre recorre antes de ir à parada. “Eu soube pela rede social da Prefeitura e achei uma ideia tão bacana que compartilhei com meus amigos. Aí fiz o teste e realmente, o ônibus que eu precisava estava no ponto no horário certinho que o aplicativo informava. Muito bom mesmo. Prático e mais seguro pegar ônibus”, enfatizou a jovem.
O aplicativo pode ser baixado em aparelhos celular do tipo smartphone que tenham acesso à internet e utilizem o sistema Android. Na loja do Google Play basta clicar no item ‘Meu ônibus São Luís’ e fazer o download. O celular precisa estar com o GPS acionado para o uso da ferramenta. Na tela, é indicado onde o usuário está e no ícone de busca basta informar o destino desejado. O aplicativo vai listar as linhas e os respectivos horários em que o coletivo irá passar. A ferramenta é gratuita.
O universitário Claudiomar Santos Diniz, 29, destacou como principal objetivo do aplicativo a economia de tempo e conforto, pois vai reduzir o horário de espera nas paradas. “Com isso, a gente pode se planejar e estar na parada minutos antes do coletivo passar. Muito melhor. Só não ter que perder tempo esperando já é uma grande vantagem. Esse aplicativo veio mudar muita coisa para quem anda de ônibus”, disse ele. O GPS localiza paradas de ônibus a distâncias de até dois quilômetros.
Reestruturação – “É uma ferramenta completa”, avalia a estudante Tassila Magalhães, 26 anos. Ela já baixou o aplicativo e disse que não sai mais sem antes checar o horário correto. Para ela, este é uma das mais significativas melhorias promovidas no sistema de transporte coletivo. “Por este aplicativo a gente se informa da linha que passa no local, da aproximação do ônibus e o tempo em que ele vai chegar. Muito preciso e rápido. Gostei bastante”, afirmou.
O serviço vem somar a outras iniciativas já implementadas pela Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Edivaldo, para modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital. Outros benefícios implantados pela Prefeitura para quem utiliza o transporte coletivo são o sistema de biometria facial, do Bilhete Único, do Cartão Criança, a instalação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO) e a renovação de mais de 60% da frota, incluindo mais de 200 ônibus com ar condicionado. Paralelamente, foram realizadas intervenções no traçado geométrico de diversas vias da capital para dar maior fluidez ao trânsito de veículos e mais segurança aos pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário