domingo, 19 de março de 2017

DIAGNOSE DICA DE SAÚDE VIROSE


O que é virose?
Primeiro, vale dizer que toda doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose. ”É uma maneira genérica de chamar doenças quando não se consegue confirmar o vírus causador”, diz o Dr. Otávio Pinho Filho.
Ao se descobrir o vírus, aí, sim, o problema é chamado pela denominação específica: dengue, catapora e herpes são viroses. A gripe também: ”O vírus influenza sofre mutações, por isso pegamos gripe várias vezes na vida”, diz Dr. Otávio Pinho,
No verão, no entanto, as viroses mais comuns são as gastrointestinais – aquelas que fazem mal ao trato digestivo, causando diarreia e enjoo. É sobre elas que falaremos, viroses gastrointestinais que afetam o intestino, o estômago, a boca, o reto e o ânus.
Quais as mais comuns?
Entre as viroses há dois tipos mais comuns. Conheça-os:
Rotavírus – ”É uma doença disseminada e fácil de ser transmitida. Por isso, raramente alguém chega à idade adulta sem entrar em contato com o vírus”.
Noovírrus – Menos comum que o rotavírus, pode ser contraído em qualquer idade e causar surtos de gastroe (acontece quando uma família inteira viaja e todos voltam com diarreianterite. Existe uma vacina para crianças a ser aplicada em duas doses: a primeira aos 2 meses e a segunda, aos quatro. .

O que ela provoca?

Todos os tipos de virose gastrointestinal têm sintomas bem parecidos. São eles: diarreia, vômito, mialgia (89ç8e3dores no corpo), dores abdominais e, em muitos casos, febre. Geralmente, o doente sente tudo isso durante um período de três a cinco dias. Vale dizer que a virose pode, sim, ser grave, já que vômitos e diarreia excessiva levam a quadros de internação.
Como ocorre o contágio?
Qualquer um é suscetível a ser infectado por viroses, principalmente através do contato com outras pessoas e secreções. Aliás, as doenças virais estão presentes ao longo de todo o ano. No inverno, elas se espalham pelo ar, pois todos tendem a ficar em espaços fechados. 
No verão, o maior risco de contaminação está na ingestão de alimentos ou água contaminada. “Também há disseminação do vírus através de meios aquáticos, como mar, piscinas e lagoas”, explica Dr. Otávio Pinho. Isso acontece porque muita gente libera secreções na água, como fezes,e basta alguém engolir um pouco dessa água para pegar o vírus.
Como devo tratar? Receita de soro caseiro
O tratamento contra a virose gastrointestinal deve ser sintomático (trata os sintomas). Tome analgésico para dor no corpo e antitérmico em caso de febre – conforme a orientação médica! O essencial mesmo é hidratar-se, tomando bastante líquido – água e água de coco são boas opções.
Em casos de diarreia intensa, com risco de desidratação severa, o ideal é tomar o soro. É possível comprá-lo em farmácias ou fazê-lo em casa. 
Receita de soro caseiro: 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal. Misture tudo e beba. O sabor deve ser parecido com o da lágrima, ou seja, nem doce nem salgado.
Como posso prevenir?
1.   Tome cuidado ao se alimentar. Não tome água ou compre alimentos sem saber a sua procedência.
2. Beba água mineral ou previamente fervida.
3. Lave sempre as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro. 

 
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário