domingo, 12 de março de 2023

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 


ALIMENTAÇÃO SAÚDE E EDUCAÇÃO DIMINUI A VIOLÊNCIA

A Grande São Luís registrou alto número de homicídios em 2022. Nos quatro primeiros meses do ano, já ocorreram cerca de 100 mortes violentas em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Isso foi reportado na TV mirante no dia 15 de maio do corrente ano pelas repórteres da TV Mirante, Janaína Bordalo e Tayse Feques. Foi dito na TV que o número de assassinatos chegou a 100 pessoas entre janeiro e abril de 2022, isso é preocupante.


Pois bem, sempre que se fala em violência ou maldade uma das primeiras coisas que se pensa é, por exemplo, no ladrão de casas e carros, no traficante de drogas, no assassino sanguinário, enfim, nos inúmeros criminosos que agridem as pessoas e assaltam o patrimônio alheio. Podemos pensar também na violência dentro da família, geralmente contra mulheres e crianças. Menos comum é pensarmos na violência institucionalizada pelos sistemas de exploração social, isto é, a violência cruel dos salários de fome, da falta de moradia, do desamparo à saúde pública, do descaso pela educação, do preconceito racial etc. São violências surdas que oprimem milhões de pessoas “sem vez” e às vezes “sem voz”. Temos também a violência do ser humano contra a natureza, provocando graves desequilíbrios ecológicos. E, por fim, há ainda a violência do indivíduo contra si próprio, em que o suicídio costuma ser apontado como exemplo extremo. Então, em um sentido amplo, podemos dizer que a violência ou a maldade são formas de desrespeito, agressão e destruição praticadas pelo indivíduo contra si próprio, contra outras pessoas, que é a sociedade, ou contra a natureza.

Afinal, quais são as causas da violência urbana? Como resolver ou diminuir a violência contra as pessoas? Ora, responder a essa questão não é tarefa fácil. Ela atormentou o homem em todos os tempos. Ninguém até hoje teve sucesso em abordá-la. É possível, porém, identificar pelo menos duas respostas antagônicas sobre as causas da violência ou da maldade. Quem responde é a PSICOLOGIA e a PSICANÁLISE. A psicanálise, através da corrente instintivista, afirma que a violência humana, concretizada nas guerras, nos crimes, na opressão social e na conduta autodestruitiva, é provocada por instintos inatos decorrentes da fisiologia básica do ser humano. Esse instinto agressivo sempre busca sua descarga e aproveita as ocasiões favoráveis para se manifestar. Freude e Lorenz foram os principais estudiosos do instintivismo e viveram tentando justificar esse interessante posicionamento. Por outro lado, existem outros estudiosos da corrente ligada à psicologia representada pelo socioambientalismo. Essa corrente nega que a violência seja um atributo que já nasce com o homem, ou seja, a violência não é inata. Essa corrente afirma que o comportamento humano, seja pacífico ou violento, é moldado pela influência do meio ambiente, isto é, pelos fatores sociais econômicos, políticos e culturais. Assim, as diferenças de conduta entre as pessoas corresponderiam às diferenças socioambientalistas que teriam influenciado a personalidade dos indivíduos.

No grupo dos socioambientalistas destacam-se os psicólogos behavioristas Watson e Skinner, ambos americanos. Em suma, para os instintivistas, o ser humano reproduz os impulsos orgânicos da sua espécie. O indivíduo repete o passado filogenético. Para os socioambientalistas, o ser humano reproduz a influência do seu meio ambiente. O ser humano repete o padrão cultural da sociedade em que vive. A OAB\MA, através da Comissão da Advocacia Criminal, respondeu à repórter Janaína Bordalo, TV Mirante, que a violência está ligada à falta de investimento público na Alimentação, Saúde e Educação, tudo isso está ligado a fatores políticos e econômicos, pois o ser humano tende a reproduzir a influência do meio em que vive, uma boa alimentação, uma boa saúde e uma boa educação são sinônimos de segurança e podem produzir o BOM CIDADÃO.



3 comentários:

  1. Pontuaria maisum agravante, as vezes a pessoa tem tudo isso e é mau caráter, aqui eu citaria a própria ídole, que viria acompanhada de problemas com a criação ou ainda, problemas psiquiátrico.

    ResponderExcluir
  2. Vdd. O ser humano tende a reproduzir a influência do meio em que vive

    ResponderExcluir
  3. Perfeito , isso mesmo ! Análise cirúrgica .

    ResponderExcluir