sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

COLUNA DO ZÉ LOPES - DE CANDIDATOS E ESPECULAÇÕES


A vida política de Bacabal é sem dúvida, intensa e nem bem esfriou ainda a eleição para  o legislativo estadual e federal, nem bem o presidente Lula foi diplomado, já circula os ventos especulativos para o executivo e legislativo municipal de 2024.

A quantidade de pessoas que trouxeram candidatos para serem votados aqui, dá a eles a falsa impressão de que dispõem de atributos para formarem grupos fortes e saírem vitoriosos na próxima eleição para prefeito e vereador. Estão redondamente enganados. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Inegavelmente, dois grupos se destacaram na última campanha: O do prefeito Edvan Brandão, que conseguiu a maioria dos votos para o deputado estadual Davi Brandão, o grupo Emedebista que deu a segunda maior votação para o deputado estadual Roberto Costa e a primeira votação para o deputado federal João Marcelo, além de contar com a vice-prefeita Graciete Trabulsi e com o Presidente da Câmara Municipal Melquiades Neto.

Essa harmonia entre esses dois grupos, deverá permanecer a olhos nus até muito perto do período eleitoral, o que não implica que nos bastidores, a coisa continue um céu de brigadeiro, um mar de rosas.

Outra força de destaque dentro da nossa política é "os Florêncios" que tem o lider mor Carlinhos deputado em fim de mandato e seu filho Florêncio Neto começando. Fortalecidos, o apoio dos citados fará uma grande diferença a quem obtê-los, mas isso não quer dizer que um dos dois não venha a se lançar candidato.

Com uma votação até que expressiva, o Coronel Egídio já mandou um recado. Dias atrás, mesmo não alcançando tantas visualizações, ele lançou em suas redes sociais, uma enquete com quatro nomes para prefeito de Bacabal; o dele, o de Expedito Junior, o de César Brito e o de Marcos Miranda. Embora não submetidos ao teste do Coronel Egídio nomes como Manoel da Concordia, Serafim Reis, Roberto Costa, Alberto Filho, Dr. Lisboa, pode-se imaginar que está nascendo um novo grupo. Resta saber quem será o líder.

A terceira força da última campanha pra prefeito e que também alcançou uma boa votação para deputada federal, a popular Leinha, é sempre candidata com um desempenho elogiavel e sendo assim, podemos esperar novamente a sua candidatura.

Em silêncio, como sempre agiu e se deu bem, o prefeito Edvan Brandão, com certeza, faz seus estudos, e, sempre jogando do lado certo, tem sempre um trunfo, 1uma carta na manga. Como tudo é especulação e como política é acordo, por um lado fala-se em uma composição entre o grupo do prefeito e o grupo de João Alberto em torno do nome do deputado estadual Roberto Costa. 

Há quem diga que está sendo trabalhado dentro do grupo do prefeito, encabeçado pelo estrategista, coordenador e advogado Dr. Emílio Carvalho, o nome da advogada e Secretária Municipal de Educação Dra. Rosilda Alves. Em contrapartida, Edvan e Davi Brandão estão no mesmo partido do Governador Carlos Brandão e do senador,   agora ministro da Justiça Flavio Dino e isso é um elemento  muito grande para uma indicação na cabeça de chapa.

O vereador e ainda Presidente da Câmara Municipal, Manoel da Concordia, afirma que não será mais candidato e vereador, e, dentro de uma estratégia montada, que ele acredita ser perfeita, sairá forte na campanha para o executivo em 2024.

Outro que fala aos quatro cantos de Bacabal que está se preparando para eleger o filho, ex deputado federal Alberto Filho, é o ex-prefeito José Alberto Veloso. Com uma família de políticos de sucesso, não será surpresa nenhuma,  um acirramento no topo da disputa.

Sem muitos holofotes, mas com muita experiência, o médico e ex-prefeito de Bacabal, Dr.Lisboa, já anunciou que está voltando e o que se vê, confirma, já que anda em grupo anunciando a sua candidatura.

Mesmo sem fazer atarde, o fotógrafo Baiano Cuxá que foi candidato a deputado federal, já anunciou em redes sociais que é candidato a prefeito de Bacabal.  O advogado Dr.  Estefânio que foi candidato a deputado estadual também confirmou sua candidatura e outro advogado que também está nesse barco pelo executivo municipal é o advogado Dr. Bento Vieira. 

Com tantos nomes circulando em torno da próxima eleição para prefeito, podemos dizer que a escolha é muito difícil, mas, mesmo que as histórias e estórias já estejam na boca do povo e circulem por toda a cidade, tudo não passa de mera especulação, mas, como se tornou um dos maiores líderes políticos do Estado, Edvan Brandão será o pontífice de toda essa história na escolha do próximo prefeito de Bacabal. 

+++++++++

- E como fica o prefeito Edvan Brandão que tem a vice-prefeita Graciete, o deputado estadual Roberto Costa, o ex - senador João Alberto, o ainda deputado federal João Marcelo e o presidente da Câmara Municipal Melquiades Neto, todos do MDB?

- Eu sei, mas isso é assunto para outro artigo. 



Um comentário:

  1. Meu amigo Zé, parabéns pela matéria que para muitos pode ser difícil de decifrar o que se partirmos para uma análise mais profunda, vamos acabar entrando num labirinto. Para mim é muito fácil de decifrar.
    Edvan prefeito com muitos serviços prestados a sociedade, governador eleito, filho deputado com muito prestígio com o governador, tem um senador e Ministro da Justiça, e um dos itens maís importante: tem o domínio da máquina. O que será difícil pra Edvan para eleger um sucessor indicado por ele? Edvan tem todas as vantagens inclusive o apoio do povo que é o mais importante. Por isso não vejo dificuldade para Edvan.

    ResponderExcluir