domingo, 18 de dezembro de 2022

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - ELETROCARDIOGRAMA

 Eletrocardiograma (ou ECG) é um exame que avalia o ritmo do coração e mede seus batimentos por minuto. Esta medição é feita através de eletrodos que são fixados na pele do paciente e se comunicam com o eletrocardiógrafo, que é o aparelho que registra todos estes dados. O ECG é um teste de diagnóstico importante para a detecção e acompanhamento de diversas doenças cardiovasculares.

O método de ECG mais comum é o de repouso, que é feito com o paciente deitado e descansado e é utilizado para registrar os batimentos cardíacos. Para que a captação destes dados dê certo, os eletrodos são fixados diretamente na pele do paciente (que deve estar limpa) e são espalhados pelas regiões do peito, punhos e tornozelos. Além deste método, também existem os testes ergométrico, cardiopulmonar e holter 24h.

Os dados do exame são registrados, normalmente, em um papel milimetrado, e a partir deles, o cardiologista interpreta as ondas do gráfico, identificando marcadores como cadência e frequência cardíaca, possibilitando o diagnóstico do paciente. Existem aparelhos que possuem impressoras para que o registro seja impresso naquele instante, e outros que enviam os dados a um dispositivo, como tablets, smartphones e computadores, possibilitando a impressão dos registros em outro momento, exportação para telemedicina ou envio para outro profissional.

O exame é simples, nada invasivo, rápido e indolor. Num geral, ele costuma durar entre 5 e 10 minutos e a única coisa que se sente são os pequenos beliscões no momento em que os eletrodos são desafixados da pele.

A escolha por um bom equipamento pode influenciar no modo de visualização, duração, qualidade e quantidade de canais registrados. Por isso, a ProLife, conta com uma linha completa de eletrocardiógrafos de mesa e com o HD+, um eletrocardiógrafo digital totalmente portátil. Deste modo, conseguimos atender a todos os tipos de necessidade e oferecer equipamentos de alta qualidade, facilitando o trabalho do médico cardiologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário