O Junho Vermelho é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Neste contexto, as empresas podem desempenhar um papel fundamental ao incentivar a doação de sangue entre seus colaboradores e promover a solidariedade em prol da vida.
Para isso, é fundamental que a empresa organize uma campanha de doação de sangue de forma adequada, visando mobilizar os colaboradores e aumentar a quantidade de doações.
No texto abaixo mostramos como é possível organizar uma campanha efetiva de doação de sangue na empresa, e, como essa iniciativa pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para a sociedade como um todo.
Junho Vermelho: o que é?
O Junho Vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Ela faz parte do calendário colorido da saúde e foi criada em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue, uma organização da sociedade civil que busca incentivar a doação de sangue no Brasil.
O principal objetivo da iniciativa é estimular a população a doar sangue regularmente, já que essa prática pode salvar vidas em situações de emergência, como em acidentes graves, cirurgias complexas e tratamentos de doenças que requerem transfusões sanguíneas.
O mês de junho foi especialmente escolhido para tal campanha pois é nele em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre anualmente em todo 14 de junho.
Durante o Junho Vermelho, são realizadas diversas ações de conscientização e incentivo à doação de sangue, como palestras, campanhas publicitárias e mobilizações nas redes sociais.
No mais, a iniciativa também tem como objetivo não apenas aumentar a quantidade de doações, mas conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade e sua capacidade de salvar vidas.
Quem pode doar sangue?
No Brasil, as regras para doação de sangue são definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde. De acordo as condições para doação de sangue no país é preciso:
Estar em boas condições de saúde e sem sintomas de doenças infecciosas ou inflamatórias.
Ter entre 16 e 69 anos de idade*.
Pesar no mínimo 50kg.
Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
Não ter tido contato com o vírus da AIDS ou ter tido relações sexuais com parceiros desconhecidos ou eventuais nos últimos 12 meses.
Não ter tido malária nos últimos 12 meses.
Não ter feito tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses.
Não ter feito uso de drogas injetáveis ou inaláveis nos últimos 12 meses.
Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 12 meses.
Mulheres não podem doar sangue durante a gravidez ou até seis meses após o parto. Também não é permitido doar sangue durante o período de amamentação.
*Jovens de 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.
É importante lembrar que as regras específicas para a doação de sangue podem variar de acordo com as normas de cada serviço de hemoterapia.
Por isso, se você deseja doar sangue no Brasil, é recomendável entrar em contato com um hemocentro ou banco de sangue para obter informações atualizadas sobre as condições para doação.
Doação de sangue na empresa: quais os benefícios?
Para além dos benefícios diretos à saúde e à sociedade gerado pela realização do Junho Vermelho, a adesão à campanha pode trazer diversos benefícios para uma empresa, tais como:
Responsabilidade social: Se comprometer com a campanha pode demonstrar a preocupação da empresa com a saúde e o bem-estar da comunidade, fortalecendo sua imagem como empresa socialmente responsável.
Fidelização dos clientes: É possível conquistar a fidelidade de clientes e consumidores que valorizam empresas engajadas em ações sociais.
Marketing positivo: Incentivar a doação de sangue gera uma imagem positiva da empresa perante a mídia e a opinião pública, gerando divulgação espontânea e gratuita.
Melhora da saúde e segurança dos colaboradores: Caso a empresa incentive a doação de sangue na sua equipe, estes podem obter informações sobre sua própria saúde e se prevenir contra possíveis condições pré-existentes.
Portanto, a adesão à campanha Junho Vermelho não só traz benefícios para saúde pública mas também contribui com benefícios para a imagem e saúde de uma empresa como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário