segunda-feira, 12 de junho de 2023

PONTO DE VISTAMARANHÃO, UM ESTADO VERDE COMPROMETIDO COM O FUTURO - POR CARLOS BRANDÃO

 

Por Carlos Brandão

Este é realmente um mês especial. Além de nossas festas juninas, não podemos esquecer de que estamos vivendo o Junho Verde. Lançado no último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, esse é um programa que está agregando diversas atividades em que reforçamos as ações para conscientização das causas ambientais. É fundamental refletirmos sobre a importância de investir no desenvolvimento sustentável do nosso estado. Como governantes, temos o compromisso de promover um crescimento econômico equilibrado, que respeite e preserve os nossos recursos naturais.

Estamos trabalhando muito fortemente nesse sentido, com ações que envolvam a preservação ambiental aliada ao cuidado com as pessoas. O programa Maranhão Verde é sinônimo disso, ao contribuir para a conservação e a recuperação da natureza; além de promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e o rendimento da população mais carente. A ideia é capacitar os participantes do Programa para que se tornem empreendedores verdes e estimulem o desenvolvimento econômico, social e a responsabilidade ambiental.

Nos 10 municípios envolvidos, cerca de 1.500 maranhenses já foram beneficiados. O Agente Jovem Ambiental é outro programa que tem gerado ótimos resultados, unindo juventude e meio ambiente. Os jovens maranhenses recebem capacitação nas políticas de desenvolvimento sustentável e educação ambiental com a inclusão social, o incentivo à participação na comunidade por meio da conscientização e a qualificação profissional tendo como ferramenta as ações socioambientais.

Estamos alinhados com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos anos. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece metas e objetivos ambiciosos para a promoção de um crescimento econômico inclusivo e sustentável, proteção do meio ambiente e garantia da prosperidade para todos.

No Maranhão, estamos empenhados em contribuir para a realização dessas metas, buscando soluções inovadoras e colocando em prática políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões. E tudo sendo feito com atenção às pessoas que vivem nas florestas, garantindo a valorização dos povos e comunidades tradicionais.

Outro ponto importante é o fato de sermos apenas o terceiro estado do país a assinar o decreto do sistema de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), instrumento importantíssimo para a redução de emissão de gases de efeito estufa e recuperação dos biossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono.

Nossos esforços fizeram com que assinássemos um memorando com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde receberemos recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF), para a implementação de projetos que visem fortalecer a gestão ambiental e territorial nas comunidades indígenas e tradicionais no estado. A intenção é trabalhar soluções econômicas positivas, em sintonia com a preservação e a recuperação da vegetação nativa.

Investir no desenvolvimento com sustentabilidade é investir no nosso futuro. Temos o potencial e a responsabilidade de sermos referência nacional nesse tema. Estamos prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse caminho, construindo um estado verde, próspero e sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário