quinta-feira, 1 de junho de 2023

LLULA APROVA E SERGIO MORO REPROVA ZANIM NO STF

 


Como era esperado e conforme abordado mais cedo no Blog, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta quinta-feira (1º) que vai indicar o seu advogado, Cristiano Zanin Martins, para a vaga em aberto no o Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula disse que todos já esperavam a indicação, mas fez questão de ressaltar que o advogado não foi indicado “apenas” pela sua defesa, mas que está pronto para ser um grande ministro.

O advogado deve ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. O petista disse que ele vai ser “um excepcional ministro”.

A indicação agora será oficializada no Diário Oficial da União (DOU), para depois Zanin ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por votação no plenário do Senado Federal.

Curiosamente, o presidente da CCJ, Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem uma agenda com Lula na tarde desta quinta-feira. As coincidências da vida.

Aprovação – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), que chegou a ter seu nome cotado para a vaga, aprovou a indicação de Lula.

Dino disse que Zanin preenche todos os requisitos constitucionais e que a sua indicação faz jus ao papel dos advogados.

O Dr. Zanin preenche plenamente os requisitos constitucionais para a indicação presidencial ao Senado, visando à nomeação para compor o STF. O Dr. Zanin demonstrou ter notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme disposto no artigo 101 da Constituição. A sua indicação é também um reconhecimento ao papel dos advogados para o bom funcionamento da Justiça”, disse Flávio Dino.

Reprovação – Já o senador e ex-ministro da Justiça no Governo Bolsonaro, Sérgio Moro, reprovou a indicação.

Moro alega que a indicação não favorece a independência dos poderes e fere o espírito republicano.

A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”, disse Moro, mas é questão de dias para Zanin se tornar o novo ministro do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário