terça-feira, 27 de junho de 2023

TSE RETOMA JULGAMENTO DE JAIR BOLSONARO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (27), retoma o julgamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pode lhe tornar inelegível por oito anos.

A sessão será retomada com o voto do relator do processo, ministro Benedito Gonçalves.Em seguida, votam os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal. A previsão é que o julgamento termine na próxima quinta-feira (29).

Na ação, o PDT pediu a inelegibilidade do ex-presidente, já que Bolsonaro, em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, questionou o resultado do processo eleitoral e levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais superiores.

Na segunda-feira (26), durante conversa com jornalistas, Bolsonaro afirmou ser “injusto” dizer que ele atentou contra a democracia ao convocar embaixadores para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Já o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse em Lisboa, durante o Fórum Jurídico, que espera que Jair Bolsonaro passe a ficar inelegível após o julgamento no TSE.

“Me parece que os fatos são muito graves. Não cabe a mim, como autoridade do poder Executivo, antecipar veredito do Judiciário. Mas como profissional de Direito há mais de três décadas, me parece, com as provas se alargando a cada dia, de interferências indevidas na democracia, que é o resultado razoável e esperado”, afirmou Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário