terça-feira, 21 de dezembro de 2021

CALENDÁRIO OFICIAL DAS ELEIÇÕES DE 2022 É DIVULGADO PELO TSE


 De maneira oficial e definitiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário completo das eleições de 2022.


A primeira importante observação é que a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, as pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas após serem registradas na Justiça Eleitoral.

Além disso, que integra os candidatos que estão ocupando cargos no Executivo precisam deixar os postos até 1º de abril, para não correr o risco de ficarem inelegíveis. Já a propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, incluindo as que são feitas na internet.

Entre os dia 3 de março e 1º de abril, acontecerá a janela partidária, onde candidatos podem mudar de partido sem perder os cargos que já ocupam atualmente.

A partir do dia 6 de agosto as emissoras de rádio e TV ficam proibidas de veicular propaganda política ou dar tratamento privilegiado a candidatos, partidos ou federações. O dia 15 de agosto será o último prazo para o registro de candidaturas. A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV acontece de 26 de agosto a 29 de setembro.

O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, onde houver, em 30 de outubro. Os eleitos serão diplomados no dia 19 de dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário