sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PONTO DE VISTA - DONA GERCINA, SETE LETRAS, UMA GRANDE MULHER - POR JORDAN IBIAPINA

 

Dona Gercina, sete letras, uma grande mulher

Uma mãe, vários filhos. Um amor plural, sem distinção para, evidentemente, com todos eles. Dona Gercina teve de trabalhar duro, vencer adversidades. 

Criar a prole seguindo preceitos éticos e morais, era fator determinante para ela. Dia após dia, em Bacabal, a família crescia, era consolidada, seguindo as orientações firmes da matriarca dos Ibiapinas. 

Apesar dos parcos recursos materiais e financeiros dos quais a família dispunha, os filhos de dona Gercina seguiam, firmes, estudando, trabalhando, enfim, rumando acertadamente em direção ao destino/futuro almejado pela mãe – e por eles também.

Prosperar, portanto, era a palavra de ordem, seguindo as mensagens do Criador do Universo. 

Os filhos seguiram, levando em consideração, além dos ensinamentos dos pais, principalmente os conselhos de dona Gercina, a máxima de que “só o amor é capaz de vencer as barreiras da separação, de aproximar as criaturas, de solidificar amizades”. Encontravam forças, seguiam em frente.

A luta de dona Gercina não foi em vão. Seus esforços renderam bons frutos, resultados positivos. Os filhos cresceram, venceram. Em suas respectivas áreas de atuação/trabalho, estão firmes, participando do processo de fortalecimento dos locais onde estão inseridos e, consequentemente, do Brasil

Dona Gercina, a mudança é uma constante na vida do ser humano. Os ensinamentos/conselhos da senhora serviram e continuarão auxiliando os seus filhos, seja pessoal e/ou profissionalmente falando.

Parabéns por ter sabido criar e educar o Dr. Jordan (advogado), a Dra. Soraia, o professor Jerry, Janay e Jairo Ibiapina, todos bacabalenses, nascidos na terra de maranhenses da “gema”, de quilombolas, de pessoas trabalhadoras!

Na terra dos Ibiapinas, no interior do Maranhão, nasceram figuras ilustres, entre as quais o padre, médico e escritor João Mohana, além do músico Papete, conhecido internacionalmente.

Dona Gercina, segundo Provérbios 31:26: “Fala com sabedoria e ensina com amor”.

A senhora soube, pois, criar os filhos.

Feliz ano novo

Aplausos, pois dona Gercina merece!

Jordan Ibiapina

Advogado

Um comentário: