sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

OPINIÃO - 63 ANOS DE VIDA, 17 ANOS DE REDE E 08 ANOS COMO BLOG - POR ABEL CARVALHO




 Não peço vênias ao tempo, ele não me permitiria...

Hoje, dia 03 de dezembro de 2.021, eu, Francisco Abel Morais de Carvalho, completo 63 anos. Meu blog completa 08 anos, mas essa história de blog e grande rede começa bem antes. Na verdade estou nesse lida a lida segundo a segundo na Internet desde o longínquo ano de 2004, no dia 14 maio, quando, na companhia de Bruno Leonardo Ramos Ribeiro coloquei no ar a página, ou o site oobservador.net.

É claro que tudo começou na velha e boa Ivmnet de Paulo Ferreira, com seus inesgotáveis 64 kbps, que fazia as vezes de Provedor. Bruno montou algo parecido com um Servidor, no seu escritório de trabalho, a Paet. E fomos tocando o barco, conquistando acessos, e, trabalhando. Lembro da primeira vez que tivemos 45 acessos instantâneos... Bruno me ligou e disse: olha aí Barbosa, 45 logados... éguas!!!

O tempo passou, Bruno se ocupou com outros afazeres, veio o Robert Pereira, na época conhecido apenas como "Dimenor". Robert é ludovicense e trabalhava com o então vice-governador Jura Filho. Com Robert a página evoluiu mais um pouco, conquistamos novos e mais acessos. Chegamos, inclusive, a fazer transmissões online dos jogos do BEC.

Problemas de instabilidade nos serviços nos levaram a fazer constantes trocas de servidor, o que nos fazia deixar para trás dezenas de milhares de acessos sem o devido registro. Na verdade centenas de milhares.

Para recolocar a TV Difusora no ar, sob o comando da professora Adriana Grasiela Silva Araújo, dei uma parada na história da página, mas a mantive ativa por todos esses anos contando a história de Bacabal em diversas versões, servindo a mesma como fonte de pesquisa. Em paralelo mantive, também, um página exclusiva para a postagem dos meus poemas, o portalpoesia.zip.net.

Creio ter fechado o portal com cerca de 30 mil acessos, muita coisa em se tratando de poesia...

Concluída a nova etapa de trabalho com a TV Difusora voltei as redes, aonde já encontrei o amigo Louremar Vieira Alves - leia-se Louremar Fernandes - como o mantenedor do blog mais acessado. Embora os tempos políticos fossem menos densos, a linha e conteúdo desenvolvidos por Louremar fizeram nascer o Blog do Sérgio Matias. Louremar é Sérgio disputavam a audiência.

Nesse período, mas precisamente no  dia 03 de dezembro de 2013, coloquei no ar, agora tendo comigo o meu filho Yago Castro, o blogdoabelcarvalho.blogspot.com. De lá para cá, como o bom observador que me considero, e com a idade que já alcanço, tenho me mantido resiliente.

Yago, todos os anos nesse dia, incrementa algumas mudanças no blog, a exemplo de novos layout's, etc...

Esse ano vamos mais além: estamos trazendo para dentro do blog o conteúdo de poesias do portalpoesia.zip.net, criando aqui o Portal da Poesia; trazendo, também, o conteúdo de oobservador.net, disponibilizando aqui as versões da História de Bacabal nas visões do desembargador Guerreiro Júnior, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Professor Neto Cardoso; do poeta e historiador Brasilino Miranda, e, do trovador e historiador Raimundo Sérgio de Oliveira.

Trocamos, ainda, o domínio, deixamos de ser blogdoabelcarvalho.blogspot.com, e passamos ao domínio mais simples abelcarvalho.com, isso sem o prejuízo deixar para trás, dessa vez, os nossos 3 milhões 615 mil 451 acessos, que, seguramente se juntam as centenas de milhares que se perderam nesse imenso mundo virtual

Resta saber por quanto tempo ainda vai durar o meu estado de resiliência. Que seja perpétuo, espero...

Abel Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário