domingo, 7 de maio de 2023

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - MAIO AMARELO

Maio Amarelo: entenda a importância dessa campanha

A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um levantamento, no ano de 2009, que mostrou que 1,3 milhão de pessoas foram vítimas fatais de acidentes de trânsito ao redor do mundo. O mesmo estudo, considerando o aumento de acidentes, projetou 2,4 milhões para o ano de 2030.

Baseada nisso, foi criada a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, com o objetivo de evitar pelo menos 5 milhões de mortes em dez anos. Como parte de tais ações, temos o Maio Amarelo, responsável por levantar discussões a fim de fazer a sociedade pensar sobre o tema. Com o assunto em debate e em destaque nas mídias, a chance de haver uma reflexão e de medidas serem tomadas aumenta e, assim, milhares de vidas são salvas.

Salve vidas: veja como um gestor de frotas pode auxiliar nessa campanha

O Brasil tem mais de 10 milhões de veículos de frota envolvidos em cerca de metade dos acidentes fatais nas nossas vias. Considerando esses dados, conseguimos perceber o impacto que um gestor de frotas pode ter, e quantas vidas ele pode salvar com sua atuação, ao implementar uma mobilidade inteligente.

Por isso, listamos aqui algumas ações que você pode tomar para ajudar nessa campanha.


Abastecimento de frota

Cuide da saúde dos motoristas da frota

Isso é válido tanto para a saúde física quanto a mental. Incentive hábitos saudáveis para que seus motoristas tenham melhor sono e alimentação. Paradas regulares para descanso são muito importantes. Além disso, promova exames periódicos buscando prevenir ou fazer tratamentos precoces de quaisquer problemas.

Mantenha a frota otimizada

Essa medida é fundamental para manter a segurança, tanto do condutor quanto dos motoristas ao redor dele. Uma frota otimizada, além de salvar vidas, reduz custos de manutenção e evita acidentes por falhas mecânicas.

Aplique treinamentos contínuos

Toda pessoa, em qualquer função que esteja, tende a se acomodar e realizar seu trabalho de maneira mecânica. Ao aplicar treinamentos, você mantém o senso de segurança ativo na mente do motorista. Atualmente, uma ótima opção para aplicar tal medida são os treinamentos online.

Incentive a direção defensiva e reconheça bons exemplos

Praticar a direção defensiva é uma das atitudes que mais contribui para um trânsito seguro. Você pode promover treinamentos relembrando esses conceitos ou simplesmente trabalhá-los como comunicação, enviando peças sobre o tema para o WhatsApp dos seus motoristas.

Reconhecer boas práticas também é uma excelente forma de incentivar pelo exemplo. Promova o compartilhamento e dê premiações para quem seguir modos eficazes e seguros na condução do veículo.

Lembre que, no trânsito, amarelo significa atenção. Por isso, faça parte da campanha Maio Amarelo, aplicando as dicas citadas e compartilhando conteúdos sobre direção segura. Pequenas atitudes podem salvar muitas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário