sexta-feira, 26 de maio de 2023

ELEIÇÃO ANTECIPADA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MAIS UM PASSO

 

Como foi antecipado pelo Blog do Zé Lopes e depois confirmado pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), em entrevista na Rádio Mirante AM, caminha a passos largos a antecipação para a eleição da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa no biênio 2025/2026.

Na tarde de ontem, quinta-feira (25), mais um passo foi dado para que a antecipação da eleição aconteça. O deputado Antônio Pereira (PSB) protocolou um projeto de resolução que altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura.

No momento, o Regimento Interno estabelece que a eleição aconteça no primeiro dia de fevereiro do terceiro ano da legislatura, ou seja, neste caso no início de fevereiro de 2025.

“A partir do dia 20 de junho do primeiro ano da Legislatura, realizar-se-á Sessão Preparatória para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, que tomará posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário a serem definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito, obedecidos os dispostos no art. 8º e seus incisos do Regimento Interno”, diz o texto protocolado com as assinaturas de outros 32 parlamentares, além do autor.

A expetativa é que o projeto seja analisado na próxima segunda-feira (29) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, seguirá para o Plenário.

A tendência é que o projeto seja aprovado, praticamente por unanimidade, na semana que vem.

Depois da aprovação do projeto, os deputados vão articular a eleição dos demais cargos da Mesa Diretora, já que a reeleição da atual presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), é dada como certa, uma vez que tem o apoio da maioria dos parlamentares e o aval do Palácio dos Leões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário