segunda-feira, 8 de maio de 2023

PONTO DE VISTA - UTQ E O SONHO QUE CULTIVAMOS ' POR CARLOS BRANDÃO

 


Por Carlos Brandão

A cada dia estou mais certo de que um governante precisa de planejamento e de prioridades para administrar; e o seu foco deve ser sempre o de preservar o bem-estar das pessoas.

E este bem-estar perpassa a dor que muitos sentem. Quero falar agora sobre pacientes com queimadura – considerada uma das mais graves formas de trauma. Ela chega a ocupar a quarta posição, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito, quedas e violências.

Poucos sabem, mas a queimadura é uma das causadoras dos maiores problemas de saúde pública, com altos números de casos e internações hospitalares. Segundo o Ministério da Saúde, acidentes envolvendo queimados atingem um milhão de pessoas anualmente, no mundo inteiro; e no Brasil resultam em mais de 150 mil internações, e as crianças correspondem a 30% destas estatísticas. Vidas que podem ser marcadas para sempre em decorrência de acidentes domésticos, que possuem 70% de incidência.

Levando em consideração todo este cenário – além das necessidades reais de atendimento especializado – é que o nosso governo inaugurou, nesta semana, a primeira Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) da rede pública de saúde do Maranhão.

Mais uma vez, entramos para a história na qualidade dos atendimentos oferecidos para a nossa população, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Infraestrutura (Sinfra), como parte da terceira etapa de expansão dos serviços disponibilizados no Hospital da Ilha, idealizado ainda na gestão Flávio Dino e inaugurado há um ano, em nossa capital.

E para que todo este investimento se tornasse exitoso, nós planejamos. Capacitamos profissionais de saúde para a área de atendimento ao queimado, na Escola de Saúde Pública do Maranhão. Todo o curso envolveu também a SES e as equipes técnicas da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), e o treinamento foi coordenado por membros da Sociedade Brasileira de Queimados.

Além disso, uma equipe multiprofissional e multidisciplinar foi formada especialmente para atender os pacientes com queimadura. O avanço é impactante, pois são UTIs próprias para atendimento de queimados, disponibilizando leitos de estabilização e de enfermaria adulto/pediátrico, salas de balneoterapia, cinesioterapia e armazenamento de pele. Contaremos até mesmo com uma Câmara Hiperbárica – um grande salto no tratamento das lesões dessa natureza.

Com essa estrutura e os profissionais de saúde adequados, estaremos preparados para lidar com dores físicas e psicológicas, que interferem diretamente na vida social e econômica das vítimas de queimadura.

Da mesma forma que entendemos ser de fundamental importância oferecer também apoio psicológico aos seus familiares, ajudando-os a compreender melhor a situação e a superar os diversos traumas envolvidos, pois a recuperação de cada paciente costuma ser complexa, causando um turbilhão de emoções que só quem sentiu na pele, literalmente, pode descrever.

Com o compromisso que assumimos e tratando a saúde pública com a atenção que merece, nosso governo segue em frente; alcançando, dia após dia, aqueles que mais necessitam do sistema estadual de saúde. Tarefa árdua, mas que temos encarado com importantes ferramentas para reduzirmos as desigualdades socioeconômicas em nosso estado.

E a Unidade de Tratamento para Queimados, com funcionamento 24h, é prova disso. Mostramos na prática o quanto nos importamos com cada vida, com cada fração de esperança na plena recuperação dos pacientes. Afinal, há muitos sonhos dentro e fora das portas de um hospital e é nosso papel trabalhar para que continuem sendo cultivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário