domingo, 5 de novembro de 2023

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 

MONA LISA

O Realismo procura descrever a sociedade de forma realista exatamente como ela é. Constrói personagens que são frutos do seu meio. O Naturalismo procura descrever os seres humanos de forma realista, incluindo o aspecto sexual como um fator biológico determinante na formação do caráter. Assim sendo, o naturalismo é a ambição do homem quando, através de arte, coloca diante de qualquer observador uma semelhança convincente entre a aparência real e a aparência ideal. Por exemplo, a admiração por uma obra de arte ou por uma pessoa, advém da habilidade da pessoa de fazer parecer ser o que não é. Advém da habilidade do artista fazer a sua obra parecer o que ela não é. Em outras palavras, o artista tem o papel de fazer algo parecer a realidade e não a representação dessa realidade. De acordo com a atitude naturalista, podemos distinguir duas filosofias de vida importantes: a REALISTA e a IDEALISTA. A filosofia realista mostra o mundo como ele é, nem melhor e nem pior do que nada. É característico, por exemplo, a arte no período do renascimento como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A obra mostra uma bela mulher sorrindo. Mas ela está realmente sorrindo ou é o observador que ver esse sorriso? Ela é bonita ou o conjunto de cores e brilhos no quadro a faz parecer bonita? Sabem o que aconteceu nessa obra de arte? O pintor utilizou uma técnica que fez com que seja quase impossível desvendar a verdadeira expressão da modelo. 



A Mona Lisa serviu de referência para pinturas de futuros retratos no mundo inteiro. Mas o que isso tem a ver com presente texto sobre o NATURALISMO, REALISMO e IDEALISMO? Tem tudo a ver para simplesmente dizer que a aparência nos engana, mas nos satisfaz e nos informa. É por isso que existem as pessoas idealistas, ou é por isso que devemos ser realistas em certos momentos da nossa vida e idealistas em outros. Sabem por quê? Porque o idealista retrata um mundo nas suas condições mais favoráveis que vão além da realidade dos nossos olhos que tanto nos enganam para nos divertir. Na verdade, o idealista mostra o mundo como desejaríamos que ele fosse, melhorando e aperfeiçoando o real. É o que muitos chamam de padrão da arte grega, que não retratava pessoas reais, mas pessoas realizadas. Em outros termos, o realista se afasta do real para ir à realização, à beleza, à felicidade plena. Ocorre que, nos tempos modernos, o homem colocou luzes e cores no mundo real para transformá-lo num mundo idealmente belo. É o caso das fotos dos nossos perfis sociais, os nossos sorrisos nas redes, nossas relações aparentemente perfeitas com os amigos das redes sociais. São reais ou ideais? São as duas coisas, pois nenhuma de nós é perfeito. Mas o que aconteceu com a mudança de atitude do homem contemporâneo? O advento da máquina fotográfica fixou a nossa imagem do jeito que ela é. A câmera do seu celular capta a sua imagem do jeito que ela realmente é. Ora, você é um idealista, então deixe a sua imagem fotográfica como você gostaria que ela fosse. Se você tem um iphone, escolha a foto que deseja publicar, todos nós somos atraídos por momentos de beleza; Toque em "Editar" no seu celular e arraste o dedo à esquerda na foto para ver os efeitos disponíveis, como Contraste, Brilho, Ponto Preto, Saturação e Brilho da Cor; Selecione o efeito desejado e arraste o controle de ajuste para fazer a edição; Toque em "OK" para salvar as alterações. Pronto, com isso você construiu a sua beleza para além da realidade, pois você é um realista muito idealista.



3 comentários:

  1. Passei anos da minha infância vendo uma réplica desse quadro na sala de casa. Ele sempre me olhou e sorriu com sua sensualidade ambígua. Pelo menos, foi assim que eu queria perceber. Quando pensei que o havia perdido para sempre, o Dr. Erivelton Lago me o traz de volta: a Gioconda! A arte sempre luta esgrima em suas relações com a aparência e a realidade. O texto apresenta uma análise firme sobre a natureza da arte e a relação entre o artista e o observador, e nos convida a pensar como a arte é capaz de retratar a realidade de forma idealizada, mas, ao mesmo tempo, pode enganar e esconder a verdadeira natureza das coisas. O texto "Mona Lisa" é uma crítica social (literária) inteligente e bem escrita, que evidencia a habilidade do autor em apresentar conceitos filosóficos e artísticos de forma clara e objetiva, fazendo uma análise pertinente sobre a nossa relação com a aparência e a realidade. A maquiagem eletrônica tem o intuito de corrigir a imagem real que o tempo borrou ou de realçar o que não está em evidência?
    (César Borralho)

    ResponderExcluir
  2. Tem sorriso que nos atrai e nos faz feliz, mas tem sorriso que nos afasta e nos entristece. A Mona Lisa é daqueles sorrisos que ali está à escolha do observador, tudo vai depender do seu estado de espírito.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.parabéns

    ResponderExcluir