sexta-feira, 3 de novembro de 2023

COM A PALAVRA - SABOR DA LUA - POR JORGE PASSINHO

Estamos saindo de um uma lua cheia, ontem ainda senti o sabor dela para uivar uma canção que  o poeta Dimaré batizou de "pingos de luz".

Estive lendo uns artigos sobre a lua, porque ela é o encaminhamento dos poetas, ela nos deixa lobo e homem, homem e bobo. Eu li a notícia sobre a nova idade da lua, fiquei em êxtase, ela é alguns milhões de  anos mais velha do que acreditávamos.

O astro que nos inspira tem, na verdade científica de hoje, 4,46 bilhões de anos. Isto não é uma notícia arretada? Pois é. Os cientistas desenvolveram novos métodos e equipamentos para datações e analisando amostras trazidas pelos astronautas da Apollo 17 em 1972, acho que foi a última expedição, uma equipe de pesquisadores de todo mundo, conseguiram calcular com mais precisão a idade a amante dos poetas. Eles usaram "cristais de zircão" das amostras e aplicaram o novo método que ainda estou decifrando.

O importante é que na certidão de nascimento vamos alterar de 4,425 bilhões de ano para 4,46 bilhões de anos. 

Mas os pesquisadores ainda defendem que nosso satélite natural nasceu de uma colisão de um protoplaneta conhecido como Theia, do tamanho de Marte, que ao colidir com a terra, deu origem a nossa musa inspiradora.

O que isso muda na minha vida de poeta? Vou ter mais delicadeza ao retratá-la nos meus versos, porque a vida passa como um trem bala, sem escala.

Saúde sabedoria e equilíbrio para todos nós

Sextooouuuuuuuu

Sex estooouuuuuuu

Sex pistoouuuuuuuu 


 Jorge Passinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário