quinta-feira, 23 de novembro de 2023

ELIZIANE GAMA NA DISPUTA DA PRESIDÊNCIA DO SENADO

 


O assunto não é novo, mas voltou a tona nesta quinta-feira (23), quando a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) se movimentou no sentido de “marcar território” para disputar a Presidência do Senado.

Em agosto, surgiu um movimento de senadoras para tentar emplacar a primeira mulher no comando do Congresso Nacional (reveja). Desde então, o nome de Eliziane tem ganhado força na disputa.

De acordo com o site O Antagonista, Eliziane já trabalha nos bastidores e pretende reunir ao menos 15 senadoras da bancada feminina para um jantar na próxima quarta-feira, 29, em Brasília.

O convite, enviado como um jantar de confraternização entre as parlamentares, foi visto como uma forma de Eliziane Gama pavimentar apoio dentro da bancada. Além disso, a senadora que ganhou projeção com a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, pretende discutir a sua possibilidade de candidatura junto ao presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Se confirmada na disputa, que acontecerá somente em 1º de fevereiro de 2025, Eliziane Gama será a segunda mulher a concorrer à presidência do Senado. A primeira foi Simone Tebet (MDB), que recebeu 21 votos, perdendo para Rodrigo Pacheco, que recebeu 57 votos, em 2021.

Eliziane espera contar ainda com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Vale ressaltar que o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sinalizado apoio para o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário