domingo, 20 de outubro de 2013

ENTREVISTA 10 COM ARQUIMEDES FRASÃO


Arquimedes Frasão

Nascido em Bacabal, batizado e registrado com o nome de  Arquimedes Frasão Gomes. Esse filho de Juarez Gomes e Lucy Mary Frasão Gomes, é um destaque na profissão de professor e trabalha na Escola Reino Infantil e é diretor-proprietário do curso Espaço Ciência. Pai de Bruno Gabriel de Matos Gomes, estudante do maternal 2 na Escola Reino Infantil , ele é casado com Maria Neves de Matos e como ele mesmo brinca, “ a profissão dela é cuidar de mim e do meu filho”.(risos)
Amante de futebol, de música e da família, de pavio curto, sério, responsável e de fala fácil, Arquimedes é irmão de Pedro Neto, Sofia Verônica e Jordânia Sfat, exemplo de família harmoniosa e unida.  Toda sua base educacional foi montada em Bacabal nas escolas onde estudou como o CONASA – Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, LêdaTajra e Monteiro Lobato.
Arquimedes foi menino levado, sempre gostou de liberdade, já que onde nasceu, era um belo sítio, e como as crianças da sua rua, banhava no rio, pescava, batia bola e curtia as brincadeiras da época. “Tive uma infância ótima, aproveitei o máximo possível” Diz o mestre.
Arquimedes cresceu sob a experiência do seu pai, o renomado professor Juarez Gomes, duro, mas um futurista visionário, que dominou, durante o tempo em que viveu, a educação da maioria dos filhos de Bacabal.”Cresci como muitos meninos que sonhavam com o algo mais, com o vencer na vida.  Não tive nada de especial, apenas muito trabalho, estudo, diversão com a família, futebol, chopp com os amigos e muita preocupação com nossa terrinha Bacabal”. Reitera Arquimedes.
Filiado junto ao Solidariedade (SDD), ele segue o caminho de seu pai, uma bela herança, seja na educação e agora na política, que apoiado pela família e pelos amigos, vê seu nome em ascensão e já começa a se articular como um pretenso candidato a Assembléia Estadual.
Arquimedes e Bruno Gabriel

ENTREVISTA

01 - Blog do Zé Lopes – O senhor vem de uma família tradicional, seu pai foi um grande mestre, o Professor Juarez, foi político, inclusive vereador com uma votação extraordinária e hoje o senhor segue os seus passos como professor e, comenta-se, que o senhor pretende se lançar candidato a deputado estadual. Como está a sua preparação para mais esse desafio?
Arquimedes  – Caso isso se concretize, não dá para dizer que estou totalmente preparado. Porém, empenho e dedicação não vão faltar.

02 - Blog do Zé Lopes – Vendo que muitos alunos seus, se destacam em muitas provas de fogo deste Brasil, inclusive são os feras do ENEM. Sendo filho de Bacabal, por que o senhor escolheu São Luis para lecionar?
Arquimedes –  Não foi escolha, foi oportunidade mesmo. Já diz o ditado: “Santo de casa não faz milagre”. Já tentei implantar vários projetos educacionais em Bacabal ( Cursinho Comunitário, Casa do Estudante, etc), mas, depende dos políticos e, procurei todos que poderiam ajudar. O resultado está aí.

03 - Blog do Zé Lopes – Atualmente, a educação é uma pasta, principalmente nas menores cidades, que vai muito mal, Bacabal é uma cidade grande e de políticos influentes. Na sua opinião, como vai a educação de Bacabal e a gestão do secretário Walter Sá?
Arquimedes  – Para o que foi Bacabal, está horrível. Se compararmos com a capital, estamos muito atrás. Temos bons alunos. O problema é gestão. Quem manda é o prefeito. O secretário que entende do assunto, não tem autonomia para a execução dos projetos. Aí, é muito difícil.

04 - Blog do Zé Lopes – Como político, como filho de político, que se indigna, que se revolta, que tem uma visão do todo.  Como senhor avalia a administração Zé Alberto ?
Arquimedes  – Que administração?

05 - Blog do Zé Lopes –O senhor é homem de atingir metas, luta por ideais e atualmente forma a tríade que comanda a Associação dos Amigos de Bacabal que moram em nossa capital. Como anda a entidade, o que falta para alavancar e politicamente, quais as suas expectativas em relação a apoio na sua provável candidatura?
Arquimedes  – Primeiro é organizar a casa. Estamos conseguindo. Agora vamos traçar metas. Tudo no seu tempo. Politicamente, toda e qualquer decisão é feita mediante o aval do grupo, é ele quem determina o que vai ser feito e, essa foi a decisão. Então, o apoio é total.

06 - Blog do Zé Lopes – Sabendo que só a educação é muito pouco para sustentar uma campanha, qual vai ser o seu discurso?
Arquimedes  – Infelizmente isso é verdade. Num estado carente de tudo, discurso não irá faltar. Agora em termos de Bacabal, das prováveis candidaturas, deixaremos a cargo da população definir o que será melhor. Se querem algo novo, querendo realmente trabalhar em prol dela, ou se querem os mesmos discursos e a mesma política de sempre.

 07 - Blog do Zé Lopes –Sabendo que Bacabal é uma cidade que no curso normal, poucos políticos aparecem, mas que na campanha fica encharcada. Quais outros municípios o senhor vai trabalhar?
Arquimedes  – Estamos montando uma boa base aqui(São Luis) e iremos tentar apoio nas cidades vizinhas de Bacabal. Vamos ver o que vai dar...

08 - Blog do Zé Lopes – O senhor viveu toda a sua infância em Bacabal, o que lhe dá saudade?
Arquimedes- Na verdade, do companheirismo dos amigos de infância. Não tínhamos maldade. Hoje tudo que se faz, tem interesse no meio. Nossa casa era repleta de pessoas buscando o que meu pai podia oferecer: CONHECIMENTO e COMPANHEIRISMO. Éramos irmãos.

09 - Blog do Zé Lopes –Bacabal tem, teoricamente, três deputados federais, Simplício Araújo, Zé Vieira, Zé Alberto Filho, que é filho do atual prefeito, tem o deputado estadual Carlinhos Florêncio, tem o senador João Alberto, o Secretário de Turismo Jura Filho e mesmo assim só aparece a nível nacional envolvido em escândalos. Falta vontade nesses políticos?
Arquimedes Vontade eles têm. Só que para beneficiá-los. Se você analisar, uma hora eles estão do mesmo lado e, dependendo da política que irá acontecer rápido são adversários. Veja um exemplo: Apoiaram Ricardo Murad, que manda na saúde do estado. Veja se quem o apoiou faz algo pela cidade. Porém, com certeza tem seus benefícios garantidos. Só sabemos por aqui notícias de compra de fazendas, vendas de emendas para outros estados, compras de carrões, e por ai vai. Então, vontade de afundar ainda mais Bacabal, eles têm.

10 - Blog do Zé Lopes - Bacabal ainda tem jeito?
Arquimedes  – Só o povo pode dá jeito. E estaremos a disposição dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário