domingo, 20 de outubro de 2013

QUEM VAI DISCURSAR POR PATRICIA VIEIRA




Esse artigo escrevi e postei em 25 de junho.

 QUEM VAI ESCREVER POR ESSAS CRIANÇAS

“Pra ver aberrações, erros grotescos, verdadeiros assassinatos da nossa língua portuguesa, é só acessar a internet nas redes sociais, principalmente no Facebook, no agonizante Orkut e principalmente nos comentários dos blogs e mensagens de celulares. Essa história de abreviar palavras, pode até servir como subterfúgio, mas não condiz com a realidade, até porque, não são muitos os termos usados por essa grande massa e essa comunicação, digamos assim, virtual, se alastrou de uma forma tão contagiosa, que os maiores estabelecimentos do sul, do sudeste e do Planalto Central, adotaram o tão visado “tablet” como ferramenta de aprendizado em substituição ao livro e ao caderno e conseqüentemente ao lápis e a caneta, assinando de uma vez o decreto que dá fim a obrigação da escrita e não demora muito a chegar por aqui. E agora, quem vai escrever por essas crianças. Se o incentivo á leitura já era escasso no Brasil, agora com o desincentivo, a coisa ficou pior ainda, pois uma não sobrevive sem a outra e por isso, cada vez mais, iremos ler: “voçê” , “mim dar”, “me dar”, “a gente foi”, “comporam” e tantos outros termos que dariam pra encher paginas e paginas, sem falar em pontuação, concordância, inteiração no assunto e principalmente se  for preciso empregar o plural, aí é que a coisa pega, é um verdadeiro Deus nos acuda e a prova maior disso, foi a repercussão escandalosa no teste de redação do último ENEM, onde, por puro desconhecimento do tema e por falta de interesse em aprender, alguns textos traziam receitas de macarrão instantâneo, hinos de clubes e outras discrepâncias.  Maria de Jesus Neves Carvalho, bacabalense, que foi minha professora no segundo grau e no meu curso de jornalismo, lembro-me, testava a turma com uma frase que tinha que ser pontuada corretamente de acordo com as pessoas da oração onde o testamento de um ricaço dizia:  “Deixo minha herança a meu irmão não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”. Coloque-se como um desses sujeitos, pontue corretamente a frase e fique rico, O colapso por que passa a nossa língua vem junto com os nossos quinhentos e tantos anos e esse monte de reestruturação da nossa gramática em quase nada mudou, ou melhor, piorou pois pouco se lê artigos adequados à última revisão. O que diria Ruy Barbosa que ensinou inglês para ingleses? Talvez se perderia diante de tantas regras, muitas desusadas. Errado ou não, nossas crianças estão cada vez mais se comunicando virtualmente e a caneta está cada vez mais esquecida, assim como as agendas, que mofam nas prateleiras das livrarias e andam em bolsos e bolsas em forma de celulares. Pois é criançada, mesmo escrevendo errado, o importante é se fazer entender, afinal,”herrar é umano” e continuar no erro é politicamente correto, que digam deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores, ministros e a presidenta.”
25 de junho de 2013

QUEM VAI DISCURSAR POR PATRICIA VIEIRA

Vejam só, nem chegou a quatro meses de escrito e tudo que eu falei sobre crianças, aconteceu com uma adulta, e pasmem, esposa de um deputado federal, estudante de medicina e pretensa candidata a substitui-lo na Câmara Federal. Como se pode ver, foi divulgado em vários meios de comunicação, principalmente nas redes sociais, o texto da Patrícia Vieira e queria me ater a mostrar só o original,  mas tenho que mostrar a ressalva, o que ela poderia ter chamado alguém para instruí-la, pois ficou pior.  O titular do blog União Juventude,competentíssimo Luis Carlos, que é um excelente redator, já que foi em defesa da Patricia, não poderia ter postado cruamente a ressalva, deveria sim, organizar e corrigir, evitando assim esse novo vexame. Os comentários de defesa, que são muitos,  é morte súbita, é ataque do coração ou melhor, da educação.


Ressalva
Do Blog União Juventude
Boa tarde meus amigos!!
Quero aqui esclarecer a todos um acontecimento um pouco desagradável que serviu para usarem como matéria para tentar denegrir minha imagem.
Há alguns dias atrás ao entrar no face para responder inúmeras mensagens que recebo por dia do celular de uma afilhada criança que está ao meus cuidados, por desatenção deixei-o aberto, pois voltaria a acessá-lo, quando me deparei com um texto que a mesma tinha digitado olhando um rabisco, todos são sabedores que a digitação as vezes falha não por não saber-se digitar corretamente, mas por erros de teclado, mas ela na melhor das intenções o digitou com graves erros gramaticais, perdoável, afinal a mesma se encontra em processo de alfabetização. Assim que o li, apaguei por 2 motivos, primeiro por não ter sido eu a autora e segundo, por estar digitado errado. Esse texto hoje após dias foi publicado e feito uma matéria distorcida, por esse motivo a explicação, mas quero agradecer aqui a você que teve o intuito de me prejudicar e só conseguiu levar meu nome aonde eu ainda não cheguei fisicamente, seu ato me fez ganhar muitos admiradores e diga-se de passagem, se tornaram grandes amigos. 
Se tão cedo já estou incomodando, já é um bom sinal!


Sei que dona Alice Mendes e dona Elisa Monteiro balançaram em suas sepulturas, e não estão muito felizes com essa situação, principalmente porque leva o nome de Bacabal.

De tudo, os textos da Patrícia tem um valor que pouca gente percebeu.
Você que é estudante e se prepara para fazer concurso, vestibular, ENEM, pegue-o e organize, empregando principalmente, a ortografia correta e os tempos dos verbos, o resto vem por osmose. É um bom teste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário