quinta-feira, 31 de outubro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL



Por Louremar Fernandes

Não existe possibilidade de rompimento entre o senador João Alberto e o prefeito de Bacabal, como pensam alguns. Não há, sequer, rusgas.
O que leva algumas pessoas a cogitarem isso é o lançamento do nome de João Marcelo Santos Souza como pré-candidato a deputado federal. João Marcelo é filho de João Alberto, daí os incautos imaginarem que por conta disso possa haver alguma divisão.
Veja o caso do jovem que quer ser deputado. João Marcelo é, desde 2011, assessor de Alberto Filho na Câmara dos Deputados. Gostou tanto dos salamaleques dispensado aos deputados que resolveu ser um deles. Vai se candidatar e anda pelo Maranhão conduzido pela mão de João Alberto em busca de apoio político.

A questão, caros incautos que apostam em desavenças políticas, é que os políticos sabem bem respeitar o espaço uns dos outros. Disto depende a sobrevivência de todos. Não fosse essa certeza, você não acha que Alberto Filho já teria despachado João Marcelo do seu gabinete?
Vê-se que adotam a estratégia de dividir para somar. Às vezes até encenam algum racha para polarizar a disputa, mas não há rompimentos verdadeiros.Dividem o território, para eleger mais um membro do grupo.  Assim, eleitos somam forças e não deixam chance de um outro se eleger. Sequer se candidatar. 
*********************************************************************************

Por Dr. Rogério Alves

Documento que atesta alistamento eleitoral, habilitando o cidadão a exercer o direito de voto. 
************************************************************************

JOÃO ALBERTO GARANTE CURSO DE MEDICINA EM BACABAL


Por Sérgio Mathias

Foi confirmada ontem, durante reunião entre o senador João Alberto de Sousa (PMDB), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, a instalação do curso de Medicina no campus da cidade de Bacabal. A previsão é de que em 2015 40 vagas sejam disponibilizadas.
O senador João Alberto anunciou a instalação de trêscursos superiores no campus da UFMA em Bacabal. Após reunião com Aloizio Mercadante, o senador disse que foi garantida pelo auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) a instalação, em 2014, dos cursos de Enfermagem e Nutrição.
"Começará por esses dois cursos. Uma nova oportunidade de carreira no campus de Bacabal", afirmou o senador.
Para 2015, Aloizio Mercadante garantiu que o campus do município receberá o curso de Medicina, com 40 vagas. O ministro aprovou o projeto da UFMA que mostra a viabilidade de o campus receber esse tipo de curso.
No ano seguinte, ainda de acordo com João Alberto, o número de vagas oferecidas deverão dobrar chegando a 80.
"O diferencial no curso de Medicina em Bacabal será o direcionamento da metade das vagas para os alunos da rede pública de ensino. É inclusão social dando oportunidade para que todos possam estudar e se tornar um médico", disse João Alberto.
Com a implantação em 2015 do curso de Medicina em Bacabal, a UFMA passará a ter quatro campi com esse curso. Existem atualmente sendo oferecidas vagas no curso de Medicina em São Luís e Imperatriz. Em 2014, esse curso passará a funcionar no campus de Pinheiro.
Na semana passada, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) fiscalizou as unidades básicas de saúde no município, os hospitais de urgência, emergência e materno-infantil e o hospital que está em construção, com cem leitos para verificar se as adequações foram feitas para que a estrutura municipal atenda as necessidades dos estudantes durante o curso.
Também foi realizada uma visita à construção do prédio do curso de Medicina. Pelo projeto, a obra contemplará laboratórios, salas de aula, setor administrativo, auditório, dentre outras unidades.

Mais

As garantias de implantação dos cursos da Ufma em Bacabal foram dadas pelo próprio ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Os procedimentos já estão encaminhados em torno de análise de estrutura para implantação de prédios, corpo docente e administrativo e vagas. (O estado).

************************************************************************

BANCO DO BRASIL DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS VOLTA A SER EXPLODIDO

Por Luis Carlos União Juventude

Por volta de 1h45min da madrugada de hoje (31) moradores vizinhos da agencia do Banco do Brasil de Olho d’Água das Cunhãs, ouviram a primeira de três explosões que destruíram 03 (Três) dos 06 (Seis) caixas.

Esta é a segunda vez, que o banco e principalmente a população é vitima da ação dos bandidos. Na primeira explosão e arrombamento dos caixas dia 21 de Abril de 2012, os olhodaguenses passaram 
aproximadamente um ano sem utilizar os serviços dos caixas, tendo que correr vários riscos no deslocamento para outros municípios,.            Acidentes e assaltos aconteceram durante o período sem dinheiro no banco, pois mesmo mantendo um posto de funcionamento, não deixaram nenhum local para saque na cidade.
************************************************************************
REUNIÃO DISCUTE MELHORIAS PARA POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO MARANHÃO

Por Jota Erre

A reunião discorreu sobre alguns pontos que foram elencados pelos militares e esclarecidos pelo Secretario de Segurança, Aluísio Mendes.

 O Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a convite do Presidente da Comissão de Segurança Pública, da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), recebeu na manhã desta terça-feira (29), representantes de associações de classe dos policiais e bombeiros militares do Maranhão.

 A reunião discorreu sobre alguns pontos que foram elencados pelos militares e esclarecidos pelo Secretario de Segurança, como: melhorias para a classe, aquisição de pistolas e coletes balísticos, definição da jornada de trabalho e código de ética, reestruturação da carreira de praças e oficiais, entre outros.

 Durante o encontro também foi discutida e aprovada a reestruturação da Comissão Paritária, com o aumento de 03 para 05 representantes de classe e do poder público. De acordo com Aluísio Mendes, os dois novos membros do poder público deverão ser preenchidos com um representante da Procuradoria e um da área financeira do Governo.

 A partir desta reestruturação, novas reuniões deverão ser programadas para manter assim o diálogo entre o Governo e os representantes de classe. A primeira já ficou agendada para a próxima segunda-feira, 04.

 Aluísio Mendes também destacou que o Governo tem trabalhado no fortalecimento e maior estruturação dos comandos no interior do estado, procurando atender as demandas, com a perspectiva de sempre melhorar a condição de trabalho da categoria em todo o Maranhão. “Tenho sido incansável para busca de recursos para a melhoria das condições de trabalho dos militares. Isso refletiria em bons resultados. Tenho certeza que trabalhando juntos (Governo do estado, Assembleia, Polícia Militar e a sociedade), teremos condições de evoluir muito”, destacou.

 O Deputado Roberto Costa ressaltou a importância do retorno da Comissão Paritária nas discussões e a falta de orçamento para investimento da segurança pública. “É importante atender os interesses das associações. Temos que buscar os avanços que são necessários para o fortalecimento da polícia militar. Mas, topamos aqui em um ponto que é essencial, que é a questão do orçamento. Ninguém consegue oferecer as condições necessárias, principalmente as estruturais, sem ter recursos para isso. Mas, sabemos que investimentos estão sendo feitos na segurança, pela governadora, e ampliando o diálogo podemos fazer muito mais”, frisou Costa.

 Ao todo, 14 entidades participaram da reunião. Entre elas, a Associação dos Militares do Corpo de Bombeiros, representada pelo sargento Jean Marry, que reconheceu positivo o diálogo com o governo. “Foi um a diálogo excelente tendo em vista que estavam todas as entidades representativas dos militares do estado aqui. Não deu pra esgotar todos os assuntos, então não seria hoje o momento para se ter um resultado. Mas tendo a comissão paritário reestruturada e tendo a reunião agendada para segunda-feira, esperamos que neste dia já tenhamos algo mais concreto para podermos informar os militares”, afirmou Jean Marry.

 Participaram também do encontro o secretário-adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Franklin Pacheco; o comandante-Ggral do Corpo de Bombeiros, Cel. Wanderley ; e, os deputados, Neto Evangelista (PSDB), Rigo Teles (PV) e Vianey Bringel (PMDB),

Moradores da Avenida Salomão Alves Costa, ouviram disparos no momento da fuga. Os bandidos tomaram rumo ignorado.
************************************************************************
Por Randyson Laércio

Antônio Raimundo Mendes da Cunha, de 30 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (31), em um motel na Avenida Magalhães de Almeida, localizado no município de Coroatá.
Segundo informações da dona do estabelecimento, o homem é homossexual e tinha problemas de saúde. A suspeita inicial é de que ele tenha morrido devido aos problemas de saúde.
A vítima era natural de Peritoró e vendeu sua residência no município para ir morar na cidade de Coroatá.
************************************************************************
TÍTULO DE CIDADANIA BACABALENSE

 Por Jeremias Fotógrafo

O senhor Antônio Carvalho Portela Filho, ou Sgto.  Portela, como é conhecido, recebeu hoje, da Câmara Municipal, o título de cidadão bacabalense. A indicação do Título foi feita em 09 do corrente mês, portanto há 21 dias atras, pelo Vereador Erivelton Martins.
 Sargento Portela, é natural do município  de Pirapemas-MA, tem  21 anos dedicados ao serviço da Polícia Militar, e faz parte da Corporação do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Bacabal, onde tem se empenhado para contribuir com a segurança pública, inclusive quando está de férias, como foi no caso da diligência que culminou com a prisão do elemento conhecido como Ricardo, que assassinou a facadas sua companheira, em 30 de Agosto próximo passado.
*********************************************************************

ACUSADOS DE ROUBOS DE MOTOS EM BACABAL SÃO PRESOS PELAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL

Por Sérgio Mathias


Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil e coordenada pelo Tenente-coronel Egídio, Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar e Dr. Carlos Alessandro, Delegado Regional de Polícia Civil da 16º DRP, culminou com o cumprimento do Mandado de Prisão Temporária, processo nº 3841-24.2013.8.10.0024, com base no artigo 1º, inc. I e III, alínea c, da lei nº 7.960/89, em desfavor de Francisco Elvis Silva De Sousa, 19 anos, residente na Rua Djalma Dutra, Areia; Rodrigo Iolanda Ferreira, 28 anos, residente na Rua São Vicente de Paula, 138, Areia e o menor das iniciais F. L. P., 17 anos, residente na Travessa Silva Maia, 130, Areia, todos na cidade de Bacabal. Os mesmos são acusados do roubo de motocicletas na cidade de Bacabal e região. Só neste mês de outubro 29 motos foram tomadas de assalto.

A prisão dos mesmos deu-se depois de uma reunião com o comandante do 15º BPM, Delegado Regional de Bacabal e as pessoas vítimas dos assaltos. Após amostragem de filmagens e fotos dos acusados, que já vinham sendo monitorados pelo Serviço de Inteligência do 15º BPM e Investigadores da Polícia Civil, foram unanimes em reconhecer os mesmos como acusados do assalto de algumas motocicletas. Após serem ouvidos na Delegacia do 1º DP pelo Delegado Dey Róbson, este pediu a prisão temporária dos mesmos, pedido que foi acatado pelo Dr. Joscelmo Sousa Gomes que responde pela 3ª Vara da Comarca de Bacabal.

Uma megaoperação foi montada na manhã dessa quinta-feira (31). Como resultado três das quatro pessoas foram detidas. Michael Coelho Carvalho, um dos acusados não foi localizado. A polícia continua a sua procura. Após algumas indagações, todos negaram veementemente suas participações nos roubos. Mesmo com a negativa dos acusados, investigações paralelas levaram ao deslocamento de duas missões em cidades da região. O objetivo é a recuperação de boa parte das motos que foram roubadas recentemente.
************************************************************************


Por Sérgio Mathias

Essa foto acima foi postada na internet na tarde dessa quinta-feira (31). Nela uma enorme nuvem de fumaça aparece por trás dos telhados de algumas casas e prédios.
A pessoa que fez o registro através de um celular estava na Rua Teixeira de Freitas, centro de Bacabal.
Apesar de ter assustado algumas pessoas, e diferentemente do que aconteceu há poucos dias quando pelo menos três lojas foram atingidas pelo fogo, dessa vez a fumaça e as chamas surgiram após vazanteiros atearem fogo em uma área de roça, próxima as margens do Rio Mearim.
Pelo visto, enquanto o projeto de implantação da Unidade do Corpo de Bombeiros em nossa cidade não se concretizar, a população continuará temerosa que a qualquer momento possa haver outros incêndios de grandes proporções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário