quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UNICEF INCITA MELHORA DE QUALIDADE DE VIDA NO 2ª PIOR IDH DO BRASIL, O MARANHÃO



O Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, lançou o 'Selo Unicef Município Aprovado', nesta quarta-feira (16), em São Luís. Um programa que incentiva municípios a investir em ações que melhorem a vida das crianças e adolescentes, principalmente nas cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Veja a matéria completa no video ao lado.

O Maranhão é o 2º estado com o pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), segundo o último ranking do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado em 2010. O Unicef oferece capacitações e apoio técnico para os municípios desenvolverem políticas públicas para a criança e adolescente. As cidades que melhor cumprirem seus planos de ações recebem o selo.

De acordo com o representante da instituição no Brasil Gary Stahl, mesmo municípios pobres podem conseguir o selo. “A política pública só é válida quando alcançar a última criança. Para ganhar o selo não é o município que tem os melhores indicadores, mas o município que melhorou mais que os outros”, explicou o representante.

O programa ajuda os municípios a avançarem nos indicadores sociais e, assim, garantir o direito das crianças e adolescentes nas regiões. A coordendora da Unicef em São Luís, Eliana Almeida, afirmou que os municípios que participam, avançam nos indicadores sociais. “A avaliação que nós temos é que os municípios que participaram do selo avançaram proporcionalmente muito mais aos que não participaram do selo, tanto na redução da mortalidade infantil como na cobertura do ensino fundamental”, explicou Eliana Almeida.

Na edição de 2009, 117 municípios aderiram ao selo, 69 completaram todas as etapas e 38 foram certificados. Nesta edição, 60 municípios já manifestaram interesse em participar, a adesão é voluntária. Prefeitos têm até dia 8 de novembro para inscrever os municípios.

A cidade de Arari já conquistou o selo na edição anterior e pretende continuar investindo. Segundo o articulados do selo na em Arari, Ailton Barros, o selo representa uma motivação para o município e uma razão para acreditar na parceria entre sociedade civil organizada e poder público. “Arari é um dos poucos municípios da região e da baixada maranhense que ganharam o selo Unicef. E acreditamos que Unicef não apenas nos certifica como um município que cuida das suas crianças e adolescentes, mas também nos incentiva e mobiliza a continuar nossas atividades”, explicou Ailton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário