sexta-feira, 18 de outubro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL


 Por Sérgio Mathias
Por decisão da Vara de Execução Penal de Bacabal os 7 detentos que haviam sido transferidos da Penitenciária de Pedrinhas para o nosso município, já foram recambiados para a cidade de Codó.

Considerados de alta periculosidade os detentos são acusados de fazer parte das facções que promoveram uma rebelião no último dia 9, onde nove detentos foram mortos e outros 20 ficaram feridos. Devido ao problema, o Governo do Estado decretou estado de emergência no sistema prisional maranhense por 180 dias. Tropas da Força Nacional foram encaminhadas para auxiliar nas obras de reconstrução do local.

Na quarta-feira (17) a juíza Larissa Tupinambá Castro, titular da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês e da Execução Penal já havia reagido duramente contra a medida tomada pelo Governo do Estado de transferir presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas para unidades prisionais do interior do Maranhão. Para ela, o Poder Executivo do Maranhão mais uma vez mostra falta de interesse em resolver os problemas do sistema penitenciário do Estado.
************************************************************************

HOMENS ROUBAM DROGAS EM DELEGACIA DE SÃO LUIZ GONZAGA

 Por Jota Erre
Ladrões arrombaram a delegacia do município de São Luis Gonzaga, na região do médio mearim, nessa quinta-feira (17) e levaram a droga, que foi apreendida pela polícia durante uma operação, e que estava na sala do delegado.
A delegacia fica fechada durante a noite. No prédio não há vigilantes. Vinte papelotes de maconha e vinte cabeças de crack foram roubados. De acordo com a polícia, os bandidos entraram no prédio pelo telhado e fugiram por uma janela. O monitor do computador da sala do delegado também foi levado pelos bandidos.
O roubo foi descoberto quando os funcionários chegaram para trabalhar pela manhã. Os bandidos ainda deixaram um bilhete na mesa do delegado ironizando as condições de trabalho dos policiais. Para localizar os bandidos, a polícia pede a ajuda da população, que pode colaborar através de denúncias anônimas.
*****************************************************************
Por Louremar Fernandes
Foi preso na manhã desta sexta-feira, 18, o homem acusado de ter assassinado o policial militar Osvaldo Viana Vale Filho, na cidade de Vitorino Freire.

Peterson de Araújo foi preso em Mossoró, no Rio Grande do Norte,em companhia de seis comparsas. Com eles foi encontrado armamento pesado, inclusive o fuzil da Polícia Militar que foi levado depois que ele assassinou o policial Osvaldo.
Segundo a Polícia Civil, o bando estava em um carro Corola, cor preta, roubado do Tribunal de Justiça do Maranhão. Segundo informa o portal G1, a quadrilha teria alugado duas residências nos bairros 'Paredões" e "12 anos", em Mossoró.
************************************************************************

SINDJUS/MA INTERPELA ASSOCIADO DE IMPERATRIZ NA JUSTIÇA

Por Diária da Gardênia

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão - SINDJUS/MA, interpelou na Justiça um associado da entidade. A petição assinada pelo advogado Ricardo da Silva Lins tem como autores o próprio presidente do Sindicato e parte da direção sindical. Alegam em síntese que críticas feitas pelo servidor associado vêm causando desconforto aos membros da diretoria do Sindicato e que os comentários maldosos feitos pelo mesmo devem ser comprovados na Justiça. 

O interpelado em questão é Victor Diniz de Amorim, servidor administrativo (Auxiliar Judiciário) do quadro de servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão - TJMA, lotado na 3ª Vara da Família da comarca de Imperatriz. 

Victor é reconhecido nas redes sociais por expor as demandas dos servidores administrativos que se sentem desprestigiados em face da luta do Sindjus em prol apenas dos Oficiais de Justiça.

A interpelação judicial tem causado várias críticas dos servidores em uma comunidade dos Servidores Administrativos no facebook. Lá, dizem que agora o Sindicato quer amordaçar e calar as críticas feitas pelos servidores à gestão de Anibal Lins, presidente do Sindicato há vários mandatos.

Lins já comanda o Sindjus por mais de dez anos sem que nunca houvesse tido quaisquer sinais de oposição na categoria. Agora, ao que parece, surgem focos de servidores que tentam se mobilizar em defesa de suas demandas arregimentando uma possível oposição. Recentemente, os Analistas Judiciários fundaram a ANAJUD, associação com o fito de representar as demandas destes servidores junto ao TJMA.

A conduta da Direção do Sindicato pode até não ser crime, mas não seria ética e moralmente reprovável? Onde já se viu um Sindicato acionar seu próprio associado na Justiça? 

Fonte: http://oprogressonet.com
************************************************************************

Por Luis Carlos
O juiz Osmar Gomes dos Santos bateu o martelo e decidiu não pronunciar o advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro a Juri Popular. Foi proferida hoje, dia 17 (às 18h47), a sentença de impronúncia.
O magistrado acompanhou o parecer do promotor Luiz Carlos Corrêa Duarte, que entendeu não haver provas suficientes que justificassem a pronúncia de Ronaldo Ribeiro (reveja aqui).
O advogado era um dos 12 acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido no dia 23 de abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís (MA).
Com a decisão do juiz Osmar Gomes, o advogado Ronaldo Ribeiro se livra de todas as acusações do caso Décio.
***********************************************************************
 Por Dr. Rogério Alves
O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda (14) no Diário Oficial da União a lista com os 262 municípios selecionados para serem contemplados com o Cidades Digitais. 
O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação.
Os municípios do Maranhão que constam na lista são: Buriti, Buriti Bravo, Buritirana, Cajari, Cândido Mendes, Cantanhede, Duque Bacelar, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Humberto de Campos, Jenipapo dos Vieira, Magalhães de Almeida, Matões, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Santa Rita, São Félix de Balsas, São João Batista, São João do Sóter, São José dos Basílios, Urbano Santos e Viana.
Mais uma vez Bacabal esta fora e nenhum dos nossos deputados federais, seja Alberto Filho, Simplicio Araújo ou Ze Vieira tiveram sequer conhecimento.

Dai eu digo: Corram deputados.
************************************************************************
Por Castro Digital 
O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), anunciou a realização de concurso público para professor da rede pública estadual de educação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17), enquanto participava de compromissos políticos na cidade de São Miguel da Baixa Grande. 

“Estamos fazendo obras de reforma e ampliação, bem como a construção de novas escolas, que possam abrigar a modalidade de ensino integral, assim como centros educacionais voltados para o ensino profissionalizante. Também compreendemos a importância de valorizar o professor, que hoje recebe o piso estabelecido pelo Governo Federal, além de contar com programas de incentivo à qualificação e à participação de eventos científicos”, disse Martins. 

Segundo o governador, o concurso 2013 vai oferecer na faixa de 2.500 a 3.000 vagas distribuídas em 150 cidades do estado do Piauí. Ele disse ainda que o edital para o concurso já está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI) e deve ser lançado até o final do mês de novembro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário